10 formas criativas de utilizar o seu 13º salário

Existem formas interessantes de você usar seu 13º salário e que podem deixar sua saúde financeira em dia

O 13º salário é o benefício mais esperado por milhares de trabalhadores. Afinal, uma grana extra em momentos de aperto financeiro é sempre bem-vinda. Mas para ficar com a saúde financeira sempre em dia, existem formas criativas para você utilizar seu 13º salário. Ficou curioso para saber? A MetLife vai te dar 10 dicas interessantes sobre como você pode fazer isso e sem complicações. 

Invista na sua carreira

Já pensou em aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos na sua área de atuação? Existem cursos de curta duração que podem dar um up grade na sua carreira e deixar seu currículo ainda mais atrativo. Quem sabe se isso não era o que faltava para aquela tão sonhada promoção? 

Se presenteie

Você trabalhou duro o ano inteiro e merece, mais do que ninguém, um reconhecimento por tanta dedicação. Depois de direcionar o seu dinheiro, considerando as prioridades do seu orçamento, que tal reservar um valor para se presentear? Não importa o que seja, compre algo exclusivamente para você. 

Que tal uma viagem?

Com as finanças sempre em ordem e sem dívidas, você pode usar o seu 13º salário para fazer aquela viagem dos sonhos. Conhecer novas culturas podem fazer você voltar com energia de sobra para encarar mais um ano de trabalho. 

Mude a decoração da casa

Está cansado da decoração da sala de estar ou da cozinha da sua casa? O seu 13º salário pode ser usado para mudar a decoração desses ambientes. Opções maravilhosas é o que não faltam. 

Não se esqueça de poupar dinheiro

Lembre-se que o dinheiro deve ser seu aliado e jamais o contrário. Por isso, se você tem o hábito que gastar tudo que ganha, reveja esse conceito e comece a poupar. Com o 13º salário seria uma ótima ideia.

Negocie tudo à vista

Você pode utilizar esse dinheiro extra de final de ano para negociar tudo à vista com desconto e evitar contrair novas dívidas. Pagar à vista é sempre mais vantajoso e sai muito mais barato.  

Troque a viagem internacional por roteiros nacionais

Essa também é uma forma criativa de utilizar o seu 13º salário. Ao invés de você fazer aquela viagem internacional com a família, que tal trocá-la por algum roteiro nacional que vocês nunca tenham ido? Existem lugares lindos e pouco conhecidos aqui no Brasil. 

Faça investimentos 

Existem investimentos que vão muito além da tradicional caderneta de poupança e que trazem um bom retorno financeiro. Primeiro, faça uma análise do seu perfil de investidor e escolha a opção de investimento que mais combine com você.

Monte seu planejamento financeiro 

Faça uma lista de todas as despesas extras e divida o custo em 12 parcelas. O valor de cada uma é o que você deve aplicar mensalmente para que, ao longo de um ano, tenha dinheiro suficiente para pagar tais despesas sem usar o seu 13º salário.

De olho no futuro

Se você se preocupa sobre como será sua aposentadoria no futuro, é melhor começar a buscar outras alternativas para ficar mais tranquilo financeiramente. O seu 13º salário pode ser usado para você começar a investir em um bom plano de previdência privada. 

Siga nossas dicas e faça bom uso do seu 13º salário!