4 dicas básicas para manter suas finanças em ordem

Saiba como criar um orçamento doméstico e porque o planejamento financeiro é tão importante

O planejamento financeiro deve fazer parte da nossa rotina, independente de todas as outras tarefas que precisamos fazer diariamente, não é mesmo?

No entanto, mesmo sendo essencial cuidar das nossas finanças, às vezes, se planejar pode parecer um pouco complicado e confundir simples tomadas de decisões.

Nós da MetLife elencamos algumas respostas para perguntas básicas sobre dinheiro e saúde financeira que irão ajudar bastante na hora de você planejar suas finanças.

Como criar um orçamento doméstico?

Orçamento é, basicamente, entender o quanto entra e quanto sai da sai conta, e como você pode você se programar para realizar seus pagamentos e investimentos dos valores excedentes. 

Para que um orçamento funcione, é importante que todos os seus gastos façam parte dessa lista, desde a gasolina do carro, ou o dinheiro do transporte, até as contas básicas como água, luz e mercado.

Depois de todos esses valores somados, basta subtrair o valor recebido no mês e pronto, você agora sabe quanto tem extra ou faltando na sua conta. 

A partir desses números, planejar como e quanto gastar se torna mais fácil, e claro, essa é uma das melhores formas de acompanhar suas finanças e repensar a forma como você tem usado seu dinheiro.  

Qual é o valor ideal para um fundo de emergência?

O fundo de emergência é, com certeza, um dos principais itens do planejamento financeiro. Praticamente todos os especialistas em finanças recomendam que ele seja equivalente a - pelo menos - três meses do total dos seus gastos. 

Esse tempo é considerado ideal, pois garante uma boa janela para se recuperar de uma eventual perda de emprego ou de um inesperado problema de saúde. É importante ter em mente que esse dinheiro precisa ficar guardado em um investimento de alta liquidez, ou seja, que permita sua retirada imediata, quando necessário.

Qual é o momento ideal para investir em previdência privada? 

Esse é um modelo de investimento que garante bom retorno após um longo tempo de investimento. Por isso, assim que possível, é importante encontrar um plano que se adeque às suas necessidades e contabilizar o valor da aplicação como parte dos seus investimentos fixos.

Planejamento financeiro é realmente importante?

Sim. Essa é a forma mais simples de manter o controle sobre seus gastos, retorno de investimentos e traçar um caminho seguro para alcançar seus sonhos, sempre com uma boa reserva financeira.

A MetLife possui algumas soluções que podem ajudar não só no investimento do seu dinheiro, como os planos de previdência privada, mas também seguro de vida, que irão ajudar bastante, seja no controle do quanto você gasta quanto no planejamento de um futuro mais tranquilo.