4 dicas para escolher o melhor banco para sua realidade

Levar em conta suas necessidades futuras ajuda na decisão

A ausência de educação financeira, somada ao crédito fácil, tem levado muitas pessoas ao endividamento excessivo. Informação e capacidade de análise é sempre a melhor dupla na hora de tomar decisões como, por exemplo, escolher seu novo banco. E nós estamos aqui para te apoiar, pois acreditamos que como você lida com seu dinheiro e se prepara para o futuro significa segurança, independência e responsabilidade financeira para a vida toda.

1- Verifique bancos parceiros de sua empresa

Consultar o RH para se informar se existem benefícios de conta salário em algum banco parceiro de sua empresa é bastante importante. Muitas vezes esses benefícios isentam o funcionário de taxas de manutenção de conta, de taxas anuais de cartões de crédito, transferências entre contas de diferentes bancos sem custo e etc. Se informe sobre o que o banco de sua conta salário te oferece. Geralmente, as opções são boas.

2 - Leve em conta o que pode precisar no futuro

Pense em um prazo médio de 5 anos. Hoje você pode precisar apenas de um local para depositar seu pagamento, mas imagine que em alguns anos sua realidade possa mudar, e ficar trocando de bancos é sempre um processo chato. Considere algumas questões práticas como: 

  • seria bom contar com um banco que contemple contas para empresas, caso eu queira me aventurar e empreender?

  • seria bom ter um banco que tenha serviço online e por celular funcional caso eu mude de país?

  • o meu banco opera simplesmente localmente?

  • penso em financiar um imóvel? 

  • gostaria de contar com uma previdência privada?

3 - Taxas, multas, poupança...

Examine com cuidado a política de taxas e multas cobradas pelo banco. Preste atenção também no quanto renderia sua poupança lá. Política de empréstimos e cobrança de valores de manutenção de conta são questões importantes a serem feitas antes da sua adesão.

4 - Grandes nomes

Não há garantias de que um banco grande não possa quebrar nunca. Entretanto, em um universo com variadas possibilidades de bancos, os mais conhecidos nacionalmente, e em alguns casos, internacionalmente, passam uma maior credibilidade no mercado. A atenção está sempre focada neles, muitas das vezes eles oferecem a possibilidade de operações nacionais e internacionais, possuem maior estrutura e até mesmo maior disponibilidade de caixas eletrônicos no país e mundo afora.