5 dicas de finanças pessoais para quem começou a trabalhar agora

Planejamento e organização desde cedo são sinônimos de tranquilidade e uma vida financeira saudável

Iniciar a vida profissional representa não só ganhar o próprio dinheiro como também aprender a lidar com as finanças. Quanto mais cedo se aprende a se organizar, mais rápido chegam as conquistas e você estará mais preparado para enfrentar problemas pessoais ou crises financeiras futuras. Para manter a conta bancária no azul, no entanto, é imprescindível disciplina, paciência e, principalmente, planejamento diário.

Você anota as suas despesas? Saberia responder rapidamente o que pesa mais no seu orçamento? Faz parte da sua rotina conferir seu extrato? Estas são apenas algumas das medidas infalíveis para você ter controle sobre o seu dinheiro.

1. Anote as despesas

Faça uma lista de todas as suas despesas e as classifique em fixas e variáveis. As fixas são as que se repetem todos os meses, como a mensalidade da faculdade, os serviços de streamimg de música e vídeo e a academia. As variáveis são as que apresentam valores diferentes a cada mês, como o gasto com combustível, alimentação e o cartão de crédito.

Você também deve considerar na sua classificação gastos com lazer e imprevistos, como as saídas de final de semanas e possíveis manutenções em seu carro.

2. Considere todas as fontes de renda

Se além do salário, você recebe benefícios como vale transporte ou vale refeição, leve em consideração na sua conta. Por mais que esses benefícios não sejam vistos como dinheiro adicionado à sua conta, eles cobrem gastos recorrentes que você não paga diretamente. Saber exatamente o quanto ganha é fundamental para calcular cortes ou investir.

3. Tenha metas reais

Programe-se! A cada início do ano ou semestre, estabeleça metas orçamentárias realistas. Com planejamento, fica mais fácil comprar à vista, dar entrada em um automóvel ou fazer uma viagem inesquecível.

4. Faça um controle diário

Além de fazer uma lista de despesas, é fundamental monitorar seus gastos diariamente. Aplicativos de celular podem ajudar nesta tarefa, mas também é possível fazer o controle manualmente. O importante é anotar tudo.

5. Comece a planejar a aposentadoria

Que tal começar a vida profissional com um grande projeto? Investir na aposentadoria pode parecer algo muito distante e desnecessário, mas quanto antes você começar, maiores são as possibilidades de acúmulo e tranquilidade no futuro.

Você pode começar investindo um valor pequeno todos os meses e evoluir no decorrer do tempo. Acredite: essa é uma opção de investimento inteligente, simples e que cabe no seu bolso.

A MetLife tem as melhores opções de planos de previdência de acordo com seu perfil.