5 dicas para planejar a sua viagem e não estourar o orçamento

Você não vê a hora de tirar férias e já começou a pesquisar destinos para fazer aquela viagem incrível. O primeiro passo é sempre pesquisar os preços de transporte, passagens e hospedagem para avaliar o que cabe no orçamento. E nós sabemos que planejamento e organização são elementos chave para férias perfeitas, afinal ninguém quer voltar para a rotina preocupado com cartão de crédito, não é?

Na MetLife, nós acreditamos que viajar faz bem à saúde. Por isso, elaboramos um guia com 5 dicas para você conhecer o lugar dos seus sonhos sem entrar no vermelho.

1- Pesquise com atenção o preço das passagens

Seja para destinos nacionais ou internacionais, comece sua pesquisa com antecedência, de preferência meses antes da viagem. Você também deve ficar atento às oportunidades e temporadas de promoção.

Uma ótima sugestão é usar sites e plataformas de rastreamento de preço. Eles ajudam a localizar passagens mais baratas para seu destino e enviam alertas por e-mail sobre o aumento ou queda de preços.

Também fique atento a um detalhe: taxas de serviço. Verifique sempre a diferença de valor entre o site direto da companhia aérea e o site que agrega as opções de passagens de diferentes companhias. Dessa forma você pode se livrar de possíveis taxas adicionais que esses sites cobram.

2- Defina um limite de gastos

Viajar é sempre uma experiência enriquecedora, que se transforma em histórias para contarmos pelo resto de nossas vidas. E na animação da viagem, muitas vezes gastamos com coisas que não estavam planejadas. Por isso, defina um limite para seus gastos.

Na sua projeção, inclua transporte, hospedagem, alimentação, passeios e compras. Uma dica é definir um limite diário. Dessa forma, se você decidiu conhecer aquele restaurante caro em um dia, já sabe que terá que economizar no outro para compensar a despesa extra.

3 - Anote suas despesas, ou guarde todas as notas

O seu planejamento financeiro de viagem depende muito de um fator: o controle. Por isso, se você definiu um limite de gastos diários, é importante você ter clareza das suas despesas. Para isso, nada melhor do que anotar ou guardar as notas de tudo que você gastar.

Desde a lembrancinha para a família, até aquele jantar incrível: controle tudo. No final do dia você verá o quanto gastou e se precisará fazer algum ajuste no limite do dia seguinte.

4- Separe um valor para os imprevistos

Nós entendemos que imprevistos podem acontecer. Sejam eles bons ou ruins, reserve uma quantia adicional ao estipulado, mas se controle para usá-la apenas se for realmente necessário.

E caso você não tenha gastos fora do planejado, guarde esse dinheiro e já comece a planejar a próxima viagem.

5 – Fique de olho nas atividades gratuitas

Fazer passeios guiados e visitar as atrações mais famosas do local são ótimos programas, mas é possível se divertir muito e ter experiências enriquecedoras em uma viagem sem gastar nada ou quase nada. A maioria das cidades tem espetáculos de rua, mercados municipais, parques e museus com programação gratuita em um dia da semana.

Pesquise o que o destino tem a oferecer e se informe com moradores ou funcionários do hotel ou pousada em que se hospedar. Eles podem dar dicas preciosas!