5 dicas para sair do cheque especial

Pela facilidade, muitos acabam abusando dessa linha de crédito. Saiba como escapar dessa armadilha!

O cheque especial é uma linha de crédito que fica disponível na conta corrente e pode ser usada a qualquer momento, pois já é pré-aprovada pelo banco. A grande questão é que, apesar de prático, o cheque especial pode sair muito caro – com juros acima de 300% ao ano. 

Muito ainda usam esse recurso pela facilidade, afinal, em uma situação de emergência, você pode usar o dinheiro sem precisar solicitar empréstimo.

No entanto, para nós, da MetLife, a sua saúde financeira também vale muito. Entrou no especial? Fique tranquilo! Trouxemos 6 dicas para você organizar suas finanças hoje mesmo! 

1- Procure o banco e proponha uma negociação 

Por pior que seja a sua situação, os bancos costumam facilitar a negociação da dívida (sobretudo se você não conseguiu quitar o especial na data de vencimento). 

Procure o gerente, leve propostas e ouça o que ele tem para oferecer. Você pode conseguir desde juros menores até trocar o especial por uma dívida com juros mais baixos. 

2- Avalie parcelar a dívida 

Dependendo do valor que você deve, outra boa opção é parcelar a dívida. Apesar dos juros do parcelamento, você reduz a quantia mensal paga e alivia o impacto no orçamento da família. 

Quando receber um dinheiro extra (13ª salário, bônus, restituição de imposto de renda), aproveite para adiantar algumas parcelas. desse modo, você ficará livre da dívida mais rapidamente.  
 
3- Reduza o seu limite 

Você entra no cheque especial todo mês e já chegou a gastar mais do que ganha com esse recurso? Alerta vermelho! Talvez seja a hora de rever o limite que o banco pré-aprovou para você.  

Procure o gerente e peça uma redução desse limite. Você não terá tanto dinheiro à disposição, o que vai facilitar muito o seu controle. Vale lembrar que o valor do especial que você vê no seu extrato não faz parte do seu saldo. Portanto, fique longe da tentação de usá-lo como se fosse um rendimento. 
 
4- Faça um planejamento financeiro e anote os gastos 

A maioria das pessoas fica endividada por não fazer um planejamento financeiro e, consequentemente, gastar mais do que ganha. Será que você precisa de tudo o que compra? Provavelmente, não! 

Se é o seu caso, reavalie seus gastos. Coloque todas as suas despesas em uma planilha e confira se elas são compatíveis com os seus rendimentos. É sempre possível cortar despesas supérfluas que passam despercebidas.  
 
Ter uma vida financeira equilibrada não significa abdicar de conforto, mas usar o dinheiro com sabedoria para comprar só o que for necessário e, é claro, planejar o futuro. Ao invés de pagar juros ao banco, invista o dinheiro em algo que vai proporcionar a você segurança financeira, como um plano de previdência privada ou um seguro de vida.  

 
5- Faça uma reserva de emergência 

Depois de seguir as dicas acima e fechar o mês no azul, comece a agir para evitar um novo endividamento. Reserve uma parte do seu rendimento mensal para investir em uma reserva de emergência. Não há valor ideal: o importante é que vire um hábito. Considere o investimento como uma despesa fixa, como a conta de energia elétrica. 

Dessa forma, quando precisar de dinheiro extra você não precisa recorrer a bancos e nem abusar do cartão de crédito. Investindo você tira proveito dos juros, ao invés de perder dinheiro por causa deles.