5 dicas para você negociar a mensalidade da escola do seu filho

É possível garantir a melhor educação para os pequenos, sem comprometer todo o orçamento da família. Saiba mais!

Nós sabemos o quão importante é garantir a educação dos seus filhos. E para garantir que eles tenham um futuro brilhante, uma escola de qualidade é essencial. Mas, muitas vezes, fica difícil pagar por elas. 

A MetLife, está focada em apoiar suas prioridades em relação a seus filhos, mas também se preocupa com a saúde financeira da sua família. Por isso, reunimos dicas para ajudar você a garantir o melhor ensino para o seu filho sem entrar no vermelho. 

1- Negocie pessoalmente a mensalidade da escola

Se o seu objetivo é pedir desconto, nada como uma conversa olho no olho. Antes de efetuar a matrícula, procure pessoalmente a diretoria ou o responsável pelo setor financeiro da escola e negocie. 

Não espere as aulas começarem para fazer o pedido. No período de férias a escola está empenhada em conseguir novos alunos e permanecer com os que já estão lá, por isso estão mais abertas a negociações. Portanto, não perca a oportunidade!

2- Mantenha um bom histórico de pagamento

Evite atrasar o pagamento das mensalidades, pois as instituições costumam ser mais generosas com os clientes adimplentes. Algumas escolas também oferecem descontos para quem paga a mensalidade até um determinado dia do mês. 

Procure se informar se é o caso da escola do seu filho e aproveite esse benefício para economizar!

3- Antecipe o pagamento das mensalidades

Procure o departamento financeiro e verifique se existe a possibilidade de conseguir descontos com o pagamento antecipado das mensalidades. Geralmente a resposta é sim!

As escolas são empresas que precisam de uma garantia de que serão pagas o ano todo. Por isso, se você adiantar o pagamento das parcelas, as chances de conseguir descontos maiores aumentam. As duas partes saem ganhando.

4- Faça orçamento em diferentes escolas

Por mais que você e o seu filho gostem da escola atual, é importante ter outras opções para aumentar seu poder de negociação. Apresentar os preços dos concorrentes pode ajudar a ganhar melhores descontos.

Se a instituição se recusar a negociar, vale a pena analisar as propostas das outras escolas. Se for necessário realizar a transferência, converse com seu filho antes e explique para a criança as suas razões. Não há problema em falar sobre dinheiro com os pequenos, afinal, educação financeira deve começar cedo.

5- Não tenha vergonha de expor problemas pontuais

Mesmo as escolas com políticas de desconto menos flexíveis podem reduzir o valor por um período específico em algumas situações. Se o você perder o emprego, por exemplo, a escola pode diminuir a mensalidade até o final do ano letivo. Sobretudo se o seu filho for um aluno antigo e se você paga as mensalidades em dia. 

Nesse caso, é necessário expor exatamente qual é a dificuldade financeira pela qual a família está passando, e ressaltar o seu histórico pontual de pagamentos.