5 pontos para você refletir sobre sua relação com o dinheiro

Entender suas finanças torna a vida mais simples. Veja como fazer isso

Você já percebeu como estamos cercados por um estilo de vida cada vez mais imediatista? Ou seja, temos tanto a fazer agora que não paramos para planejar o futuro. 

E um dos aspectos que costuma ser afetado pela vida corrida é a nossa relação com dinheiro. Por que não começamos a guardar uma reserva para a aposentadoria mais cedo? Por que gastamos nossos bônus e restituições de imposto de renda de forma impulsiva? Ou pagamos a mensalidade da academia e simplesmente não aparecemos por lá? 

Nós, da MetLife, entendemos que sua saúde financeira é fundamental, por isso listamos 5 pontos para você refletir sobre sua relação com o dinheiro e pensar sobre como administrar melhor e mais eficientemente seus recursos financeiros:

1-   De onde vem e para onde está indo o meu dinheiro? Anote as receitas e despesas!

De onde vem o dinheiro não costuma ser um mistério, mas você sabe quanto gasta e como gasta seu dinheiro todo mês? Você sabe quais itens consomem a maior parte de sua renda? Você planeja seus gastos? E sua poupança? Quando planeja, você cumpre o planejamento? 

O controle e o planejamento financeiro, bem como a anotação de todas as receitas e despesas, ajudam a obter respostas para essas perguntas fundamentais.

2-  Orçamento: Receitas – Despesas = Poupança

Um importante princípio a ser seguido na elaboração do orçamento é que as despesas não devem ser superiores do que as receitas. Mais do que isso, é prudente que as receitas superem as despesas, para que você possa formar uma poupança, e assim tenha recursos suficientes para eventuais emergências, realizar sonhos, preparar sua aposentadoria etc.

3- Você usa o crédito de forma consciente?

O crédito é uma fonte adicional de recursos que não são seus, mas obtidos de terceiros (bancos, financeiras, cooperativas de crédito e outros), o que possibilita a antecipação do consumo para a aquisição de bens ou contratação de serviços. 

Existem várias modalidades de crédito: limite do cheque especial, cartão de crédito, empréstimos, financiamentos imobiliários ou de veículos, compra a prazo em lojas comerciais etc.

É muito importante para sua vida financeira saber escolher a modalidade de crédito mais adequada para cada situação. Com a devida compreensão dos custos envolvidos nas operações de crédito, é mais fácil o uso do crédito de forma consciente. E fique atento aos juros!

4- Anda endividado?

Dívidas são um assunto bastante delicado. Muitos problemas podem surgir se não soubermos lidar bem com elas. Perda de patrimônio, comprometimento da renda com pagamento de juros e multas, e redução do consumo futuro são algumas consequências financeiras do endividamento excessivo. 

Tomar consciência da situação, mapear as dívidas e não fazer novas, renegociá-las, reduzir gastos, gerar renda extra e até mesmo buscar ajuda conversando com quem já passou pela mesma situação ajudam a sair do sufoco.

5- Está preparado para imprevistos?

Costumamos dizer que o futuro é uma caixinha de surpresas. E, de fato, não temos como prever muitas coisas que ainda estão por acontecer. Principalmente quando pensamos nos gastos que também podem surgir.

Além de uma reserva de emergência, você já pensou em outros recursos que podem te apoiar em momentos como esse? Hoje, existem no mercado uma série de modalidades de seguros – de vida, acidentes pessoais, doenças graves, perda de renda – que podem ser fundamentais para o seu planejamento. E você pode conhecer mais sobre os seguros da MetLife em nosso site.