Investimentos x Imposto de Renda: saiba como lidar com essa dobradinha

A tradicional caderneta de poupança, ações e fundos imobiliários são investimentos isentos de Imposto de Renda

Quando o assunto é investimento, costuma surgir uma dúvida: como evitar a cobrança do Imposto de Renda? Alguns tipos de investimentos são isentos de IR e podem fazer seu dinheiro render mais. 

Nós da Metlife trabalhamos para que sua vida financeira seja próspera, plena e produtiva, em todos os aspectos. Por isso, você conhecer alguns investimentos que não têm cobrança de Imposto de Renda e quais as suas vantagens. Afinal de contas, ninguém gosta de perder dinheiro, certo? 

Caderneta de poupança

Essa é uma das opções de investimento mais populares no Brasil e uma das mais lembradas. A poupança é a preferida de 70% dos brasileiros que fazem investimentos. Além de ser isenta de Imposto de Renda, você pode resgatar seu dinheiro a qualquer hora, em caso de alguma emergência. 

A poupança ainda tem baixo baixo custo, já que não tem taxas de administração ou performance. A segurança desse investimento é seu principal atrativo, pois em caso de falência do banco, o investidor recebe até R$ 250 mil pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). 

LCI/LCA

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) também são ótimas opções de investimentos isentos de Imposto de Renda. Essa modalidades têm o objetivo de fomentar o crédito imobiliário e do agronegócio do país e são emitidas pelos bancos. 

Na verdade, a LCI/LCA são títulos de renda fixa considerados muito seguros. Elas são similares à poupança, pois são amparadas pelo FGC, em caso de falência da instituição financeira. Esses títulos têm isenção de Imposto de Renda e cobrança de taxas de administração, o que também é uma boa opção de investimento. 

Ações

As grandes empresas têm ações que são negociadas na Bolsa de Valores. Elas emitem com o objetivo de levantar recursos financeiros para seus investimentos. Ao comprá-las, o investidor torna-se uma espécie de sócio da empresa escolhida. 

Dependendo do perfil do investidor, as ações podem ser uma excelente opção de investimento para quem deseja ter rendimentos elevados. Além disso, não existe a cobrança de Imposto de Renda, o que ajuda bastante. Não se pode estimar um ganho no mercado de ações, pois ele é muito volátil e depende de vários fatores, mas vale muito à pena! 

Fundos Imobiliários

Essa modalidade de investimento também é uma boa opção. Trata-se de fundos investidos em imóveis diversos. Por exemplo, o investidor que aplicar seus recursos através de um fundo, terá isenção o Imposto de Renda sobre os rendimentos mensais, desde que algumas regras sejam respeitadas. 

Na prática, a rentabilidade dos fundos imobiliários acontece com a venda ou aluguel de imóveis. Outra boa vantagem dessa modalidade é a liquidez, pois se desfazer do fundo é muito mais fácil do que vender um imóvel, o que pode ser vantajoso para um investidor. 

Agora que você conheceu algumas opções de investimento isentas de Imposto de Renda, que tal analisar qual é a melhor para seu caso e investir seu dinheiro?  

A Metlife sempre pensa no seu bem estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.