Aprender planejamento financeiro é a lição básica de quem quer fazer o curso dos sonhos

Organização é a palavra-chave para quem quer voltar a estudar

Estudar idiomas, fazer uma pós-graduação ou imergir em uma nova cultura são projetos que muitas vezes não se concretizam por falta de planejamento financeiro.  

E, com o começo de um novo ano, o planejamento é sempre a palavra de ordem para o novo ciclo. Além do mais, estudar nunca é demais e, além de trazer um up na sua carreira, proporciona experiências pessoais incríveis.

Verifique o valor do curso, a necessidade de enfrentar um período sabático na profissão e os custos para morar em outro país (se for o caso), anote todas as despesas futuras e foque no seu objetivo. A MetLife reúne dicas preciosas para você seguir adiante, porque acredita que pessoas realizadas vivem mais e melhor.

Arrisque-se
Para enfrentar o novo desafio, faça um orçamento levando em conta a instituição escolhida para estudar, o valor da mensalidade e a carga horária do curso. Estes fatores são fundamentais para definir se a novidade lhe trará mudanças muito radicais, ou simples ajustes na sua rotina atual. Se vai mesmo recomeçar, arrisque-se! Não tenha medo.

Pague à vista
Calcule o custo/benefício do curso e considere a possibilidade de pagar o valor à vista ou mesmo solicitar uma bolsa. Geralmente, as instituições concedem desconto em casos de pagamento adiantado, mas o estudante deve ter em mãos o montante total do curso ou boa parte do valor.  

Corte os gastos supérfluos
Ninguém precisa viver desconfortavelmente para economizar, mas pequenas medidas podem fazer muita diferença no orçamento mensal. Negociar com a operadora de TV por assinatura, cortar serviços que não utiliza e cozinhar mais em casa, por exemplo, ajudam diminuir os gastos. A mudança de hábito antecipada também fará muita diferença se você precisar morar fora.

Diminua o ritmo da vida social
Pagar um curso à vista é bem viável e muito mais econômico. Por isto, vale a pena diminuir o ritmo da vida social, enquanto estiver juntando dinheiro. Conforme for convidado para eventos, selecione os que você não pode faltar, como aniversário de amigos, um restaurante que planejava há muito tempo conhecer ou até aquele encontro tão esperado, e divirta-se, mas tente ficar pelo menos um dia do fim de semana em casa.

Também é uma ótima opção preferir passeios de dia, quando é mais fácil utilizar transporte público. Já fez as contas para saber quanto gasta com táxi ou transportes solicitados por aplicativos? O mesmo vale para o combustível do automóvel.

Invista com inteligência
Quanto mais cedo você começar a economizar, mais rápido conseguirá realizar seu sonho. Aprenda sobre as opções de investimento, de renda fixa (Tesouro Direto, por exemplo) e variável (ações), e seu perfil de investidor. Faça seu dinheiro render a seu favor.

Faça uma reserva para imprevistos
Quem pretende se dedicar exclusivamente aos estudos deve considerar também a possibilidade de guardar uma verba só para imprevistos. Considere isso no seu planejamento financeiro, afinal não há nada como a tranquilidade financeira que uma reserva pode proporcionar caso algo aconteça.