Casando aos vinte: como construir um futuro financeiro juntos

Assumir a responsabilidade de dividir a vida com alguém pode ser desafiador, mas tem inúmeras vantagens

O mundo está mudando, mas há tradições que até mesmo as novas gerações ainda fazem questão de manter, como o casamento. Segundo o IBGE, são realizados mais de 1,2 milhão de matrimônios no Brasil a cada ano e a média de idade das noivas é de 27 anos. 

Embora uma união oficial com alguém nem passe pela cabeça de muitos jovens, essa experiência pode ser positiva para casais com menos de 30.

Nós, da MetLife, acreditamos que a felicidade é uma escolha que independe da idade, e que todos os obstáculos podem ser superados com diálogo e planejamento.

Casais jovens crescem juntos

Aos 20 e poucos anos nós ainda estamos amadurecendo, portanto, se casar nessa idade é fazer um exercício diário de crescer junto ao seu parceiro ou parceira enquanto ambos ainda aprendem a "ser adultos", sobretudo no que diz respeito à vida financeira.

Estar junto com alguém significa unir responsabilidades, mas também os recursos. Além de “prestar contas” um ao outro, o que pode ser benéfico. 

Portanto, construir o seu patrimônio em parceria com alguém pode ajudar você a tomar decisões mais inteligentes no início da sua vida adulta. 

Diálogos transparentes mantém a harmonia

Falar sobre dinheiro pode parecer chato. No entanto, planejar a vida financeira junto com alguém que amamos pode ser até divertido se você não encarar essa parte da rotina como uma obrigação enfadonha. 

Fale sobre finanças no dia a dia do casal. Planejem sonhos, como viagens ou uma casa nova, e projetos para o futuro, como aposentadoria. As metas em comum vão unir o casal e fortalecer o senso de responsabilidade. 

Seja transparente sobre os seus objetivos e faça perguntas claras ao seu parceiro sobre os objetivos dele. Algumas questões importantes para discutirem juntos:

  • Vocês dois querem ter filhos? Um de vocês pensa em desistir do trabalho para cuidar dos filhos ou pretendem contratar babá ou pagar por creches?

  • Quais são seus objetivos de carreira? Vocês têm aspirações de carreira específicas?

  • Um dos dois têm dívidas? Caso sim, vocês têm um plano para pagar essa dívida juntos?

  • Vocês pretendem comprar um imóvel ou alugar?

  • Pretendem fazer seguros de vida colocando um ao outro como beneficiários?

O segredo é o diálogo honesto e transparente. Enquanto as discussões sobre dinheiro são uma das principais causas de divórcio, conversas honestas sobre o assunto logo no início de um relacionamento podem ajudar a evitar divergências inesperadas.

A MetLife entende que a sociedade está mudando e que cada geração tem suas próprias necessidades. Por essa razão, estamos sempre pesquisando para oferecer planos de previdência e seguros que atendam aos mais diversos perfis. Conheça e avalie a contratação.