Como aconselhar um amigo próximo sobre mudar sua vida financeira

Ter um bom planejamento, evitar gastos supérfluos e pagar as contas em dia podem ajudar bastante

Ter uma amizade verdadeira significa buscar formas de ajudar um bom amigo durante os momentos complicados da vida. Mas como dar conselhos sobre algumas mudanças na sua vida financeira? Essa situação pode até parecer delicada, mas na verdade, não é! Com bom senso e sinceridade, é possível fazer seu amigo se reerguer financeiramente. 

Nós da MetLife acreditamos em uma vida plena, produtiva e feliz. E, claro, no equilíbrio em todas as fases de sua jornada. Por isso, preparamos uma série de dicas sobre como você deve aconselhar um amigo próximo sobre como mudar sua vida financeira para muito melhor. Afinal de contas, amigos são para essas coisas! 

Planejamento financeiro é fundamental

Para qualquer pessoa ficar com as finanças em ordem, o primeiro passo é ter um bom planejamento. Oriente seu amigo a fazer uma planilha com todos os seus gastos mensais para que nenhuma conta seja esquecida no final. 

Saber com clareza o que se tem para pagar todos os meses é crucial para que as finanças fiquem em dia e sem nenhuma pendência de pagamento. Ter um bom planejamento financeiro é essencial para que nada saia do controle.

Alguns gastos podem ser evitados 

Esse é um erro de muita gente quando o assunto é finanças. Os gastos supérfluos são os responsáveis por “bagunçar” a vida financeira de diversas pessoas. Por isso, aconselhe seu amigo a evitar todos os gastos que ele considera desnecessário no momento, pois eles são os vilões do dinheiro de qualquer um. 

Para ficar com a vida financeira em ordem, a regra é gastar somente com aquilo que é essencial. Nada de gastos supérfluos ou compras por impulso que só fazem o dinheiro ir pelo ralo. 

Pagar as contas em dia

Para ficar com as finanças sempre em ordem, pagar as contas em dia é fundamental. Se seu amigo se esquece de quitar suas contas pessoais ou protela o pagamento delas ao máximo, oriente-o a mudar esse tipo de comportamento o mais depressa possível. 

Tudo isso pode ser muito prejudicial para se ter uma boa saúde financeira. Ficar com as contas da casa sempre em dia é crucial para ter o nome limpo e as finanças sob controle. 

Se possível, comprar sempre à vista

Mais um bom conselho para deixar a vida financeira sempre em ordem. Se seu melhor amigo costuma fazer parcelamentos a perder de vista no cartão de crédito, as chances dele se enrolar com as finanças são enormes. 

Oriente-o a comprar sempre à vista, se for possível, evitando ao máximo os parcelamentos desnecessários. Além disso, comprar à vista sai muito mais barato, pois as lojas costumam oferecer bons descontos para essa modalidade de pagamento. Comprar à vista é muito mais vantajoso!

Está vendo como alguns conselhos podem ajudar seu amigo mais próximo a mudar sua vida financeira? Agora é só colocá-los em prática!