Como fazer um planejamento financeiro para o natal

Conheça dicas sobre como fazer um bom planejamento financeiro para o natal e fique em dia com suas finanças

Com o natal dando o ar da graça, a maioria das pessoas gasta desenfreadamente e acaba se endividando, muitas vezes, sem necessidade. A falta de um bom planejamento financeiro pode deixar muita gente sem dinheiro e com dívidas. Mas nem tudo está perdido, pois, a MetLife vai te dar 5 dicas sobre como se planejar financeiramente para o natal e sem passar aperto. Acredite, é possível ter boa saúde financeira em qualquer época do ano. 

Defina quanto pretende gastar

Para ter um bom controle financeiro, a primeira coisa que você deve definir é o valor que pretende gastar no natal. Faça uma lista das principais despesas que você terá e quanto de dinheiro vai gastar com cada uma delas. Ter uma visão clara do valor total que pretende gastar durante esse período, ajuda bastante a ter muito mais controle do seu dinheiro. 

Não gaste mais do que ganha

Gastar mais do que ganha é um dos clássicos sinais de falta de planejamento financeiro. Avalie o quanto você pode gastar no natal e jamais passe desse limite. Todos os seus gastos devem ser baseados na sua renda total. Sair gastando sem saber o saldo da sua conta bancária pode fazer você entrar no cheque especial ou se endividar com o cartão de crédito. 

Não faça dívidas sem necessidade

Antes de tirar a carteira do bolso para comprar algo, avalie se o que pretende comprar é realmente necessário. Fazer dívidas sem necessidade, especialmente em épocas natalinas, não é recomendado e pode comprometer suas finanças. Lembre-se de que as despesas de todo início de ano também estão batendo à sua porta e se você fizer mais dívidas, pode se enrolar ainda mais com seu dinheiro. Todo cuidado é pouco! 

Jamais compre por impulso

Outra prática que não é recomendada para ninguém. Gastar por impulso ou só porque o produto estava em promoção na loja, pode deixar sua saúde financeira comprometida. Mesmo que seja no natal, jamais compre por impulso. Na maioria das vezes, as compras feitas por impulso são de itens que não tem a mínima necessidade, pelo menos naquele momento. Quando for passear no shopping, deixe seu cartão de crédito em casa e leve pouco dinheiro. Isso ajuda bastante a ter mais controle. 

Cuidado com as promoções

As famosas promoções natalinas podem ser uma verdadeira tentação para muitas pessoas. Afinal, quem não gosta de pagar menos? O problema é quando essas promoções acabam ludibriando as pessoas, fazendo-as gastar mais do que realmente precisam. O natal é uma data favorável para o comércio, por isso, as promoções são para desencalhar o estoque antigo. Por isso, mesmo que uma loja esteja com seus produtos em promoção, às vezes, vale a pena deixar para outro momento. 

Está vendo como ter um bom planejamento financeiro para o natal é importante? Você não se endivida sem necessidade e ainda fica com uma boa reserva e dinheiro.