Como ficar em dia com a vida financeira? Saiba quais as dívidas devem ser quitadas primeiro

Faturas atrasadas do cartão de crédito, cheque especial e financiamentos devem ter prioridade de pagamento

Em um mundo cada vez mais caro para se viver, todos nós, às vezes, ficamos com a vida financeira um pouco desorganizada. Mas para que a situação não se complique ainda mais, algumas dívidas precisam ser quitadas o quanto antes, pois os juros em alguns casos podem ser altíssimos.   

Nós da Metlife trabalhamos para que sua vida financeira seja organizada e plena, em todos os aspectos. Para te ajudar com isso, preparamos um guia básico sobre como organizar as dívidas e se planejar para quitá-las, o mais rápido possível. Afinal de contas, você não quer ter o nome sujo, certo?  

Priorize as faturas de cartão de crédito e cheque especial 

Esse tipo de dívida são as que cobram os juros mais altos do mercado. Por isso, as faturas em aberto do seu cartão de crédito e o cheque especial devem ser quitadas o quanto antes, para que a situação não se complique. Vale ressaltar que você jamais deve quitar o valor mínimo do cartão de crédito, mas a fatura integral, sempre.  

O cheque especial é outro vilão da vida financeira de uma pessoa. Se puder, evite usar esse serviço, pois os juros chegam a ser abusivos. Mas se você entrou no cheque especial do seu banco, trate de quitar logo a dívida, o mais rápido possível. Quanto mais tempo usar o cheque especial melhor para o banco e pior para seu bolso.  

Empréstimos e financiamentos 

Essas dívidas também tiram o sono de muita gente que está com vida financeira bagunçada. Se você fez algum tipo de empréstimo ou financiamento de um carro, por exemplo, é melhor se organizar e honrar com esses pagamentos em dia.  

O atraso de três ou mais parcelas de um financiamento, por exemplo, além de deixar seu nome incluído no SPC ou SERASA, o bem financiado pode ser confiscado pelo banco. Em suma: você fica no prejuízo com o que já pagou e sem o bem, o que não é vantajoso.  

Não se esqueça das contas básicas mensais 

Apesar de não ser fácil manter a vida financeira em ordem, você não deve se esquecer de quitar as contas básicas como água, luz, telefone, internet e TV a cabo. Apesar de serem serviços essenciais a qualquer família, você pode ter os serviços interrompidos por falta de pagamento.  

Sem mencionar que esse tipo de débito em atraso também pode deixar seu nome sujo, o que não é viável. Por isso, as contas básicas de prestação de serviços devem estar sempre em dia, para que você não tenha dor de cabeça.  

Planejamento e responsabilidade é tudo 

Essa é a única forma de deixar sua vida financeira em ordem. Uma boa dica é montar uma planilha com todas as contas fixas mensais e reservar parte do seu salário para liquidá-las. O que sobrar pode ser gasto com lazer e coisas supérfluas. Seja responsável com suas dívidas e evite estresse.  

A Metlife sempre pensa no seu bem estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.