Como fugir mais rápido dos juros da sua conta bancária?

Evitar usar o cheque especial e pagar toda a fatura do seu cartão de crédito podem ser a saída para fugir dos juros

Em nossa rotina corrida e cheia de compromissos, o cuidado com a educação financeira está sempre entre as principais preocupações. Uma boa maneira de economizar é evitar os altos juros em nossa conta bancária, certo? Mas como fugir mais rápido desses juros abusivos que os bancos cobram?  

Nós da MetLife pensamos que tudo na vida pode ser diferente e que sempre podemos oferecer dicas bacanas para que você tenha mais tranquilidade e bem estar financeiro. Por isso, saiba como fugir mais rápido desses que podem se transformar nos vilões dos seus planos futuros. 

Evite usar o cheque especial

Esse talvez seja o pesadelo de muitos correntistas. O cheque especial é um valor que fica disponibilizado para o cliente em sua conta e que pode ser usado a qualquer momento. O problema de usar o cheque especial são os juros abusivos cobrados pelos bancos. 

Essas instituições não jogam para perder e uma das formas de terem lucros exorbitantes é através do uso do cheque especial pelo clientes. Por isso, evite, ao máximo, usar o cheque especial, pois os juros cobrados não compensam o “empréstimo”. Ele só deve ser usado em casos de extrema urgência financeira. 

Os juros do cartão de crédito também são altos

Se você usa cartão de crédito, tome bastante cuidado para não pagar juros altos para seu banco. Sempre que possível, pague toda a fatura integralmente, pois quando você paga somente o valor mínimo, todo o restante vem cobrado nas demais faturas. E o pior: com juros exorbitantes. 

Para se ter uma ideia, as taxas de juros do cartão de crédito giram em torno de 470% ao ano, sendo uma das mais caras do Brasil. Por isso, evite o crédito rotativo, pois existem grande chances disso gerar novas dívidas pela falta de planejamento e priorização dos gastos fixos. 

Compre sempre à vista com o cartão de débito

Essa é a forma mais sensata de fugir dos juros altos da sua conta bancária. Sempre que for possível e com um pouco de planejamento, compre sempre à vista e fique longe dos juros. Muitas lojas oferecem generosos descontos para clientes que compram à vista. Além de sair muito mais barato para quem compra, você não contrai aqueles financiamentos a perder de vista e com altos juros embutidos. Você não precisa andar com dinheiro vivo, basta usar seu cartão de débito que o valor é debitado na hora em sua conta corrente. Seguro, prático e sem juros! 

Siga nossa dicas e fique longe dos juros exorbitantes cobrados pelos bancos.