Como se planejar financeiramente para o futuro dos filhos
Saiba como poupar seu dinheiro para garantir o futuro dos seus filhos desde já
Nós sabemos que uma das maiores preocupações de uma mãe ou de um pai é a educação dos filhos, principalmente com a faculdade. Por menores que seus filhos sejam, com certeza você já pensou no quanto irá investir em sua educação superior.
Por isso, queremos ajudar você a entender como começar a planejar esse investimento. Confira nossas dicas.
Comece desde já
Quanto antes iniciar um investimento para a faculdade dos seus filhos, melhor. Assim, você poderá acumular uma boa quantia ao longo dos anos, poupando um valor bastante acessível por mês.
Muitos pais começam a juntar o dinheiro logo que os filhos nascem, outros já deixam para quando eles estão maiores. A questão é já ter no papel uma noção do quanto precisa juntar para determinar o quanto você irá economizar por mês, sem prejudicar a qualidade de vida da família.
Se você já tem um fundo de emergência, faça um novo investimento para a faculdade dos filhos. Isso é preciso, pois o fundo de emergência, como o próprio nome diz, é um dinheiro para situações atípicas, como um reparo emergencial no carro ou na casa, uma possível demissão ou um momento mais delicado de saúde.
Já o investimento para os estudos é de longo prazo e, dependendo da aplicação, não pode ser retirado de uma hora para a outra.
Avalie seu perfil de investidor
Antes de aplicar o dinheiro, é preciso avaliar o seu perfil de investidor. Assim, é possível conhecer qual seu grau de risco em investimentos, se é mais conservador ou se gosta de arriscar mais.
A maioria das instituições financeiras disponibilizam um questionário para definir o seu perfil. Dessa forma, você pode escolher o investimento que melhor se adequa a você.
Diversifique sua carteira
Por se tratar de uma reserva a longo prazo é importante que os investimentos sejam diversificados. Isto é sugerido, pois, mesmo as aplicações de risco mínimo têm flutuações quanto à rentabilidade.
Por exemplo, ao aplicar todo o seu dinheiro em um investimento, pode ser que com as flutuações do mercado, os juros diminuam. Assim, o seu dinheiro vai render menos, fazendo com que leve mais tempo para juntar toda a quantia que queria para a faculdade dos filhos.
Então, escolha mais de um investimento e avalie periodicamente seus rendimentos. Assim, é possível saber quais estão rendendo melhor ou não.
Então, comece a planejar o investimento para a faculdade dos seus filhos. Saiba qual o seu perfil de investidor e comece a poupar mensalmente. Quanto antes fizer isso, mais fácil vai ser para pagar toda a faculdade dos seus filhos.
Para garantir ainda mais tranquilidade financeira para você e sua família em caso de imprevistos, que tal conhecer nossos seguros de vida?
Tags: