Como usar a hora do lanche para dar dicas de finanças pessoais para seus filhos?

Momento entre amigos pode ser utilizado para importantes lições para a vida toda

Quem tem filhos pequenos, sabe muito bem que, desde cedo, é preciso educá-los financeiramente para que eles se tornem adultos mais responsáveis. Uma boa hora para os pais colocarem isso em prática é durante o lanche em família. 

Por isso, saiba como aproveitar essa deliciosa hora para dar dicas de finanças pessoais para seus filhos. Acredite, é possível deixar os pequenos bem mais preparados para os desafios do mundo! 

Mostre que tudo na vida tem um preço

Depois de colocar a mesa com as guloseimas e bebidas que a criançada adora, aproveite a oportunidade de toda a família estar reunida e explique que todos os alimentos que estão ali têm um preço. 

Tente fazer seus filhos entender que os pais precisam trabalhar duro todos os dias para comprar os alimentos que eles estão comendo. Mostre que alguns alimentos são mais caros do que outros, mas que tudo que está em cima da mesa foi comprado com o seu dinheiro. Dessa forma, os pequenos saberão que todos os alimentos têm seu valor. 

Desperdiçar é jogar dinheiro fora

Essa é outra dica que ajuda bastante as crianças entenderem um pouco mais de finanças pessoais. Mostre que o desperdício de alimentos é como jogar dinheiro fora. Demonstre através de exemplos práticos que deixar restos de alimentos no prato todos os dias, pode doer no seu bolso. 

Reforce a ideia do preço dos alimentos e que se os pequenos estiverem desperdiçando, também estão jogando fora o seu dinheiro suado. O que seus filhos devem ter em mente é que o desperdício alimentar deve ser evitado, ao máximo. 

Coma o suficiente e se sobrar, guarde!

Não é porque montou um banquete que tudo deve ser consumido na mesma hora, certo? Com as finanças pessoais é a mesma coisa. Na hora do lanche em família, oriente seus filhos a comerem o suficiente e, caso tenha sobrado alguma coisa, eles devem guardar para quando a fome bater novamente. Sem essa de comer até se empanturrar só porque tinha comida sobrando. 

Mostre que guardar os alimentos que não foram consumidos, para uma outra ocasião, é a mesma coisa de não gastar todo o dinheiro em um único dia. Outra dica bacana é orientar seu filho a fazer o mesmo com seus coleguinhas durante o lanche da escola. A prática leva à perfeição, certo? 

Está vendo com os pequenos podem aprender sobre finanças pessoais desde cedo? Não se esqueça de que o exemplo sempre deve partir dos pais, pois eles são o espelho para os filhos. 

A MetLife é uma seguradora com 120 anos de história sempre oferecendo tranquilidade e segurança financeira para todos os seus clientes. Por isso, oferecemos diversos seguros de vida para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Quer ter mais proteção em todos os momentos? Conte com a MetLife.