Confira 5 dicas para fazer a internet do seu celular durar até o fim do mês

Saiba que é possível reduzir o consumo com algumas medidas práticas e efetivas para você aproveitar seu plano por mais tempo

A conta sempre chega no dia certo, mas o fim da franquia de dados nem sempre coincide com o tamanho do mês. Se você já passou por isso, talvez seja hora de rever seus gastos.  

A MetLife vai te dar algumas dicas no artigo de hoje para que você possa aproveitar seu plano de dados ao máximo, confira: 

1) Visualize menos vídeos e mídias online 

Assistir vídeos ou ouvir músicas online são ações que gastam mais dados e, portanto, exigem mais da internet do celular. Talvez seja mais interessante deixar para usar o YouTube, por exemplo, em uma conexão Wi-Fi. Seguem essa mesma lógica as ligações pelos mensageiros, como no WhatsApp, chamadas em vídeo, músicas via streaming e vídeos em redes sociais. 

2) Evite atualizar ou baixar apps 

Atualizar os aplicativos é fundamental para manter um bom funcionamento dos recursos no Android. No entanto, essa ação também gasta mais internet porque é como se o usuário estivesse baixando diversos arquivos no celular.  

Prefira conectar o smartphone em um Wi-Fi e configurar o smartphone para baixar o update em rede wireless, desativando a atualização automática. O mesmo vale para baixar novos aplicativos. 

3) Evite baixar mídias: fotos, vídeos e músicas 

Quando o usuário contrata um plano de dados móvel, dependendo do pacote, há um limite de GB ou MB para gastar durante determinado tempo. Ao baixar arquivos como músicas, vídeos, imagens e até documentos prefira conectar no Wi-Fi. Depois do download para o Android, o usuário poderá abrir a mídia sem gastar a internet móvel. 

4) Monitore gastos móveis com aplicativos 

Existem aplicativos que permitem monitorar o uso do 3G e do 4G no celular de forma simples e ainda ajudam a economizar a internet. O 3G Watchdog, My Data Manager e Opera Max são algumas opções para você ficar de olho no seu consumo de dados. 

5) Use aplicativos na versão Lite 

Apps deste tipo têm se popularizado por uma série de fatores. Além de consumirem menos espaço e memória dos aparelhos, o gasto de dados deles é consideravelmente menor do que nas versões tradicionais dos apps. Bons exemplos são os apps Facebook Lite, YouTube Go, Spotify Lite, entre outros.