Conheça a influência do seu score de crédito nos empréstimos pessoais que você contrata

Seu score de crédito é fundamental para o mercado e interfere na contratação de empréstimos pessoais, se ele for baixo

Um empréstimo pessoal pode ser a saída para milhares de pessoas realizarem um sonho ou horarem com seus compromissos financeiros. Você sabia que o seu score de crédito pode influenciar bastante na hora de contratar este tipo de produto financeiro? 

Nós da MetLife estamos sempre ao lado de todos os nossos segurados oferecendo dicas para que eles tenham vida plena, bem-estar financeiro e tranquilidade em todos os momentos. A dica de hoje, portanto, será como entender a influência deste score na avaliação que empresas de crédito farão de você e de seus planos financeiros. 

O que é o score de crédito? 

Podemos dizer que o score de crédito é uma pontuação que cada pessoa física ou jurídica recebe no que diz respeito ao relacionamento com o mercado de concessão de crédito. 

Os bancos e outras instituições financeiras usam essa pontuação, que vai de 0 a 1000, para saberem se você é considerado um bom pagador ou não. Todo o seu histórico é avaliado: o pagamento de contas em dia, dívidas em aberto (caso tenha) e seu relacionamento financeiro com empresas de cartão de crédito. 

Como funciona? 

Geralmente, a maioria das empresas que estão ligadas ao mercado financeiro, consideram o seguinte no score de crédito de um indivíduo:

  • até 300 pontos: existe um alto risco de inadimplência;

  • entre 300 e 700 pontos: existe um risco médio de calote;

  • de 700 a 1000 pontos: baixo risco de não pagamento das dívidas.

Em suma, quanto mais alta sua pontuação no score, maiores serão suas possibilidades de conseguir serviços de crédito como empréstimos pessoais, cartões de crédito, financiamentos ou aumento do limite do cheque especial em seu banco. 

A influência do score de crédito em empréstimos pessoais

O score é primeira coisa que as empresas que concedem empréstimos pessoais costumam checar. Quanto mais alto for seu score de crédito, significa que você é um bom pagador no mercado e que vai honrar com seu compromisso de quitar o empréstimo. 

Essa pontuação dá mais segurança na hora de analisar seu perfil e emprestar dinheiro a você. O score também, às vezes, tem influência na taxa de juros que será embutida nas suas parcelas.  

Por isso, para manter seu score sempre alto, pague todas as suas contas rigorosamente em dia e não faça dívidas maiores do que você pode pagar. Além disso, tenha um bom planejamento financeiro para ter mais tranquilidade no dia a dia.