Consumo consciente: Mude seus hábitos para consumir melhor

Rever os seus hábitos pode transformar o mundo

No mundo atual, muito se fala sobre consumo consciente, mas você já parou para refletir se está surfando essa onda? Pense nas seguintes perguntas: Você gasta compulsivamente ou pondera antes de comprar? Separa o lixo e recicla? Pensa apenas em si próprio ou também no impacto que seu consumo tem na sociedade e no meio ambiente? 
 
Pequenas mudanças no seu comportamento diário podem levar a grandes resultados. O consumo consciente passa por diversos hábitos, que vão desde como você faz mercado, vai ao trabalho, compra suas roupas ou mesmo se reduz o consumo desnecessário, evitando desperdícios e a produção excessiva de lixo; entre outros. Confira as nossas dicas: 

 
Vá a pé, pegue carona ou pedale 

Esta dica serve para desde o trajeto ao trabalho a uma simples ida às compras. Pegar de carona não faz só bem ao meio ambiente, mas também te dá a oportunidade de socializar com os amigos ou mesmo ficar em dia com a leitura. 

Caminhar ou ir de bicicleta também te ajudam a fazer exercício cardiorrespiratório e melhorar a saúde mental, sem contar que evitam o estresse do trânsito. Vale a pena considerar! 
 

Quando for ao supermercado... 

  • Levar sua ecobag já é um excelente começo para evitar o consumo de sacolas plásticas, que levam até 200 anos para serem degradadas. O meio ambiente agradece. E ainda existem outros pontos que vão fazer com que o seu bolso agradeça também:  
     
  • Fazer uma lista de compras com os preços médios que costuma pagar 

  • Ir alimentado, já que pesquisas mostram que quem faz compras com o estômago vazio compra mais por impulso; 

  • Ao levar crianças, combinar previamente com elas o que comprarão (é uma oportunidade para educar financeiramente os filhos); 

  • Comparar preços; 

  • Comprar produtos da estação, pois costumam ter preço menor e melhor qualidade; 

  • Ficar atento para a data de vencimento de produtos perecíveis 
     

Adote os 3 Rs

Elimine os desperdícios. Reduza, Reutilize e Recicle. Isso fará bem ao seu bolso e ao meio ambiente. 
 

Conserve as cédulas que passarem pelas suas mãos 

Você sabia que para produzir dinheiro gasta-se dinheiro? Já parou para pensar que são utilizados recursos naturais para isso? Não amasse ou rasgue as células nem escreva nelas. 

Quando você conserva as cédulas em bom estado, mais tempo elas irão durar, circulando nas compras e vendas, custando menos para você e para sociedade.