Dicas de como sonhar, planejar e realizar em família

Veja como fortalecer financeiramente as crianças desde pequenas

Em um mundo cada vez mais acelerado, muitas vezes deixamos passar aquilo que é mais precioso para as futuras gerações: o cuidado com a formação de nossas crianças. Mas, ao investir em processos formativos de famílias, temos a chance de mudar isso e mostrar para os pequenos que é possível realizar os seus sonhos.

A MetLife Foundation em parceria com a Sésamo, desenvolveu um projeto de abrangência global com este objetivo. Desde 2015, já atendemos diretamente mais de 75 mil famílias que conheceram atividades transformadoras de alto impacto social em escolas e comunidades, além de impactar mais de 5 milhões de famílias por meios de campanhas nas mais diversas plataformas. E um pouco desse trabalho nós vamos ver todos os meses aqui no blog através de dicas importantes que ajudarão a deslanchar a metodologia baseada nos poderosos "Sonhar, Planejar e Alcançar". 

O que á a metodologia Sonhar, Planejar e Alcançar?

Estas três palavras juntas têm o poder de mudar a rotina das crianças, educando-as para uma vida financeira muito mais organizada e focada em realizações.

O sonhar é aquele desejo das coisas que queremos ser, ter ou fazer seja no ambiente de casa ou até para a nossa comunidade mesmo, o pessoal da rua, da escola ou da igreja. Você pode sonhar sozinho ou em conjunto. E, mais do que isso, ter ajuda para que possa planejar os passos que levem até esses sonhos.

O que nos leva ao segundo passo da metodologia, o Planejar. Aqui, estamos falando de construir caminhos, ou seja, o lado prático dos seus planos, com prazos, etapas e decisões. Poucas vezes as crianças são chamadas a fazer escolhas ou escolher seguir um caminho determinado. Mas elas merecem ter esse direito e a sua vida será inteiramente diferente se puderem contar com isso desde cedo.

E por falar em ação, o último passo da metodologia nos fala sobre Alcançar. É o momento da realização dos sonhos, levando-se em conta não só o ponto final mas toda a jornada. Ela pode envolver comprar, doar, compartilhar e outras ações, sempre em sintonia com o meio ambiente e praticando a empatia com os nossos amigos, conhecidos e colegas.

De hoje até o final do ano, vamos apresentar diversos exemplos sobre como sonhar, planejar e alcançar para que as nossas crianças sejam atores participativos na construção do futuro de nossa sociedade. Aproveite!