Dicas para entrar o ano com as contas em dia

Conheça algumas dicas essenciais para você começar o próximo ano com boa saúde financeira e sem estar no vermelho

Quando o assunto é finanças, muita gente se desdobra para pagar as contas pendentes e começar o próximo ano sem dívidas. Mas isso não é uma das tarefas mais fáceis, principalmente por causa dos gastos de final de ano e as despesas pós réveillon. 

Pensando nisso, a MetLife preparou este artigo que vai trazer 5 dicas para você entrar o ano com as contas em dia e, dependendo do caso, até com dinheiro na conta. Pode acreditar, é bem possível. 

Não gaste todo o seu salário

Pode até parecer impossível, mas se você tiver um bom controle das suas finanças e não se endividar ao extremo, pode até guardar parte do seu salário depois de quitar as contas do mês. 

Mas para que isso aconteça, a regra é jamais gastar mais do que ganha. Depois de receber o seu salário, pague suas contas mensais fixas e guarde o que sobrou para os gastos emergenciais. 

Não faça dívidas sem necessidade

Fazer dívidas no final de ano e sem necessidade não é algo muito recomendado. Vale lembrar que você já tem as despesas de final e de início de ano que pesam bastante no orçamento doméstico. 

Contrair ainda mais dívidas pode fazer você se enrolar de vez com seu dinheiro. Por isso, evite fazer dívidas e, caso não seja possível, faça o menor número de parcelas possíveis. O ideal é que você pague sempre à vista.  

Não se esqueça das despesas de todo início de ano

IPVA, IPTU, viagem de férias, matrícula e material escolar. Tudo isso faz parte do pacotão de despesas extras de todo início de ano e que devem estar no seu orçamento. Por isso, quando receber o seu décimo terceiro salário, não saia gastando tudo desenfreadamente. 

Reserve uma boa parte dele para essas despesas, que precisam ser pagas. Muita gente se esquece das contas de início de ano e acaba ficando no vermelho.  

Tenha um bom planejamento financeiro

Essa talvez seja a dica mais importante. Ter um bom controle das finanças é primordial para se ter uma boa saúde financeira. Por isso, todos os meses, faça uma planilha com as receitas e despesas fixas. Somente dessa forma é que você pode ter uma noção clara sobre como o seu dinheiro está sendo gasto. 

Não se esqueça de ficar de olho no seu extrato bancário, pois sua conta não pode ficar zerada, certo? Gastar mais do que ganha não deve fazer parte da sua rotina de vida. 

Pague suas contas sempre em dia

Pode até não parecer, mas muita gente não honra com seus compromissos mensais e acaba se enrolando com diversas contas em aberto.  

O resultado? Nome sujo na praça e dívidas cada vez maiores. Dessa forma, para que isso não aconteça com você, pague suas contas sempre em dia e evite esse tipo de transtorno, além do pagamento de juros. 

Está vendo como não é tão difícil começar o ano novo sem dívidas?