Dicas para você proteger seu orçamento mensal

Um bom planejamento das finanças e o corte de gastos supérfluos podem ajudar economizar no orçamento doméstico

Em um mundo em que pagamos caro por quase tudo, as pessoas precisam encontrar uma forma de equilibrar o orçamento mensal. Mas o problema é quando existem aqueles gastos invisíveis que ninguém percebe o quanto e com o que gastou durante o mês, gerando um rombo financeiro. 

Nós da Metlife trabalhamos para que você e sua família sempre tenham suas finanças em dia com muita prosperidade, em todos os aspectos. Por isso, preparamos algumas dicas sobre como você pode proteger seu orçamento mensal para nunca ficar no vermelho. Pode acreditar, é possível! 

Coloque todas as despesas fixas em uma planilha

Faça uma planilha colocando todas as contas mensais fixas e a renda total da família. Tudo deve ser incluído nela, inclusive o valor das despesas extras que podem surgir no meio do caminho. O ideal é que se reserve uma determinada quantia para gastos eventuais que podem aparecer como aquele presente de aniversário, o salão de beleza para a festa de casamento ou a troca do óleo do carro. 

Todos as despesas devem ser combinadas

Todos os gastos devem ser combinados entre o casal e ambas as partes devem honrar isso, sem furos ou desculpas. Se o marido ou a esposa tiver gastos extras que não foram contabilizados, pode acabar afetando em cheio o orçamento mensal. Tudo deverá ser devidamente combinado entre as pessoas que geram renda na casa, para que funcione em perfeita sintonia. Se um dos cônjuges furar com o que foi combinado, as contas podem virar uma verdadeira bola de neve.

Resista às tentações do mercado

É claro que todas as pessoas que trabalham merecem o seu momento de lazer. Mas em épocas de orçamento apertado, resistir às tentações do mercado é fundamental para proteger o orçamento familiar. Sem essa de estourar o cartão de crédito só porque você quis comprar seu novo uniforme para o jogo de futebol com os amigos, mesmo sabendo que a mensalidade da escola dos filhos está atrasada. 

Cuidado com os gastos invisíveis

Esse tipo de gasto talvez seja o principal vilão quando o assunto é finanças. O maior problema dos gastos invisíveis é que você não percebe o quanto de dinheiro está gastando todos os dias. Já parou para pensar o quanto você está gastando diariamente apenas com guloseimas no meio da tarde no trabalho ou com aquela pizza gigante que a família resolveu comer todos os dias na hora do jantar? Tudo isso afeta e muito o orçamento doméstico.

Equilibrar as contas de uma casa não é tarefa fácil. Mas com muita disciplina, planejamento e evitar gastos desnecessários, é possível colocar as contas em dia e ainda sobrar grana para despesas eventuais que podem surgir ao longo do mês. 

A Metlife sempre pensa na sua realização pessoal e profissional, em todos os aspectos. Por isso, oferecemos diversos tipos de seguros seguros para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.