Dicas para organizar suas finanças e se preparar para imprevistos

Imprevistos podem acontecer. Então, saiba como estar preparado financeiramente para eles

Com os dias cada vez mais agitados e cheios de tarefas, é normal não pararmos para pensar em nossas finanças. Mas, com uma pequena pausa é possível se organizar melhor para se preparar para o futuro.

Nós da MetLife queremos o melhor para você em todos os aspectos da vida. Por isso, trouxemos algumas dicas para você organizar a sua vida financeira e, assim, se preparar para o futuro.  

Controle sua movimentação financeira

Para quem quer começar a organizar as finanças, a primeira coisa a se fazer é registrar tudo que sai e entra de dinheiro. Para isso, crie uma planilha, pode ser no papel ou no computador, ou encontre um app específico para você controlar seus gastos.

Registre todas as suas formas de renda, como salário do mês e os valores que recebe mensalmente. Além disso, registre também todas as despesas, como mercado, energia e idas ao restaurante, com seus respectivos valores. Vale lembrar que é importante incluir todos os gastos, principalmente os menores. 

Agora analise o que pode ser feito para economizar nas despesas e para aumentar a quantia de dinheiro que sobra no final do mês. Se você está indo muito a restaurantes, tente cozinhar mais vezes em casa. Se o mercado aumentou, observe se foram os preços que subiram ou se você está comprando itens menos necessários.

O importante é anotar tudo e, de preferência, faça isso logo após que gastar o dinheiro, nem que seja em um café. Porque se esperar para marcar a despesa daqui a alguns dias, pode acontecer de você esquecer.

Crie um fundo de emergência

Sabendo quais são suas despesas e rendas, é hora de se organizar para que, ao final do mês, possa ser aplicado no fundo de emergência uma porcentagem da renda.  

O fundo de emergência é um investimento feito para ser utilizado em ocasiões inesperadas, como uma demissão, doença, viagem para ir ao casamento do irmão, entre outras. Assim, caso algo aconteça você terá de onde tirar dinheiro.

Busque poupar e reservar o equivalente à soma de 6 meses de salário. Poupe aos poucos e reserve qualquer renda adicional que receber. Com disciplina você verá que poupar essa quantia pode ser mais rápido do que você imagina.

Contrate seguros

Outra forma de se prevenir contra imprevistos são os seguros. Nós da MetLife temos vários tipos de seguro, como o de vida, para doenças graves, de acidentes pessoais, entre outros. 

Se você ainda não está familiarizado com tipos de seguro, aproveite para conhecer nossa sessão de posts sobre produtos. Você poderá entender o que é, qual é a importância e como um seguro funciona.

Negocie as contas atrasadas

Se você tem contas atrasadas, principalmente com bancos, renegocie a dívida. Tente conseguir novas formas de pagamento, redução dos juros ou uma extensão no prazo de pagamento. 

Isso fará com que você tenha mais fôlego para quitar as dívidas e, assim, organizar de vez suas finanças. Além disso, cuide para que não fique com mais contas do que já tem. Então, tenha consciência ao utilizar o cartão de crédito e ao fazer compras parceladas. 

Estabeleça metas

Por fim, mas não menos importante, estabeleça metas financeiras. Planeje quando pretende quitar todas as dívidas, quanto quer economizar por mês para poder investir e como aumentar sua renda atual.

Além disso, se quiser planejar uma viagem ou comprar um carro, revise todo o seu planejamento para ver se é possível e quanto precisará economizar a mais. Tente não voltar a ficar em débito com o banco e nem comprometer sua saúde financeira.

Se você quiser garantir uma aposentadoria sem depender apenas do governo, conheça mais sobre nossos Planos de Previdência Privada. Com um investimento mensal é possível garantir uma boa qualidade de vida para a sua melhor idade.