Economia de mãe: aprenda como ter uma vida financeira mais saudável

Atividades aparentemente inocentes trazem muita economia e estimulam o consumo consciente

A educação financeira deve começar desde cedo e ser abordada com recorrência e de forma sutil através de lições de casa diárias.

Nós da MetLife apoiamos iniciativas que estimulem o planejamento financeiro e acredita que toda família se beneficia com isso. E ainda mais, acreditamos que a troca e o ganho de aprender um com o outro é de extrema importância. Confira as “lições de casa” que podem ensinar muito as crianças, mas muito aos pais também no dia a dia!

Problemas de matemática

As questões de matemática, envolvendo as quatro operações, fazem parte do nosso dia a dia, seja na compra de guloseimas ou divisão de lanches com os amigos.  

Em todos os casos, são descritas situações nos quais os personagens realizam compras com uma lista bem objetiva. Suas decisões são todas pautadas por contas que o personagem do problema faz o tempo todo de cabeça, enquanto realiza as compras. Uma medida perfeita para vida real!

Sistema monetário

Nas aulas sobre sistema monetário, normalmente as crianças simulam participar de mercadinhos nos quais trabalham as relações de compra e venda, com debates sobre o preço dos produtos e a utilização do dinheiro do cofrinho. Um dever de casa que vale como lição de ouro para os pais. 

Hortinha familiar

Que tal aproveitar as tarefas nas quais a criança tem que cuidar de uma plantinha e também fazer uma hortinha nos arredores de casa? A medida, além de ser muito saudável, estimula o consumo consciente.

Lanches coletivos 

Os lanchinhos coletivos são outra tradição na pré-escola e nos primeiros anos de Ensino Fundamental. A quantidade de snacks, normalmente, é elaborada pelo professor para que não haja desperdício. Uma dica simples que nem sempre é seguida dentro da própria residência.

Reaproveitamento

Atividades de reaproveitamento lembram o tempo inteiro da importância de evitar o consumo inconsciente. Um dos resultados destas aulas são artesanatos super criativos e até mesmo receitas gastronômicas. Todos exercícios que podem ser perfeitamente estendidas para a economia doméstica 

Estudo

A inclusão do tema Educação Financeira na Base Nacional Curricular segue pesquisas que indicam que, quanto mais cedo a educação financeira é abordada, maiores são as chances dos estudantes e suas famílias adotarem hábitos de consumo consciente.