Está com o nome sujo? Saiba limpá-lo em 5 passos

Ficar com o nome sujo na praça pode trazer muita dor de cabeça e transtornos para você

Vivemos em um mundo que está em constante mudança e, às vezes, perdemos o controle das contas e acabamos com o nome na Serasa ou SPC. Na hora em que a situação financeira melhora, surge aquela dúvida: como limpar o nome e voltar a ter crédito na praça? Um boa administração das finanças pode evitar isso. 

Nós da Metlife sempre visamos o seu bem estar, qualidade de vida e tranquilidade, em todos os aspectos. Por isso, preparamos algumas dicas sobre como você pode limpar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito e voltar a conseguir empréstimos ou financiamentos, com toda a segurança que você merece. 

Descubra que loja ou instituição colocou seu nome na lista de devedores

Antes de mais nada, você deve descobrir qual a loja ou instituição bancária que colocou seu nome na lista de devedores. Uma boa dica é verificar os financiamentos ou parcelamentos das últimas compras feitas em seu nome.  

Os órgãos como o SPC, Serasa e até os cartórios de protesto podem fornecer essa informação gratuitamente para você. Basta comparecer pessoalmente munido de um documento oficial com foto até o local, que você fica a par dessa informação. 

Negocie com o banco ou loja que você deve e quite a dívida

Você deve estar ciente de que seu nome só ficará limpo novamente com todo o débito pago ou renegociado. Mas não se preocupe caso você não tenha todo o dinheiro para quitar a dívida à vista. Existem muitas formas de negociação de débitos e uma delas vai ser a solução ideal para você. 

Além disso, você pode tentar uma redução no valor total da dívida, caso for pagar todo o montante à vista. Por exemplo, os juros e multas podem ser desconsiderados, o que é uma ótima opção.

Não se esqueça de guardar o comprovante do pagamento

Depois de tudo quitado ou renegociado, não se esqueça de guardar o comprovante de pagamento ou de negociação. Confira se os valores pagos estão corretos e que são idênticos ao valor original da dívida. Caso sejam divergentes, verifique o que aconteceu e jamais ignore a situação, por achar que tudo está resolvido. 

Limpe o nome no banco e no cartório

Se você ficou com o nome sujo por causa de um cheque devolvido ou um título protestado, mas quitou a dívida, deve se dirigir ao cartório para dar baixa. Não se esqueça de levar todos os comprovantes de pagamento. Pode ser cobrado uma taxa para limpar seu nome. 

Confira se seu nome saiu do SPC e da Serasa 

Depois dos débitos terem dado baixa nos respectivos sistemas onde estavam em aberto, os próprios bancos, lojas e cartórios são obrigados a tirar o seu nome da lista de devedores. O prazo para isso acontecer é de 5 dias úteis. Depois desse prazo, dê uma olhada se seu nome está limpo novamente. 

A Metlife sempre pensa no seu bem estar, qualidade de vida e tranquilidade, em todos os momentos. Nossa empresa oferece diversos tipos de seguros para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Conte sempre com a gente!