Como gerir as suas finanças usando a Inteligência Artificial

Saiba como agilizar as operações financeiras do dia a dia

Inteligência Artificial. Muito mais do que tema de filmes e livros de ficção científica, a Inteligência Artificial está presente no cotidiano de cada um de nós. Mesmo que você ainda não tenha percebido.

Em termos gerais, a Inteligência Artificial tem como objetivo a simplificação e optimização dos processos produtivos.Ou seja, a ideia é melhoria das condições de vida das pessoas. 

Contudo, não é um assunto consensual e envolve muita polêmica e inclusive questões éticas. A Inteligência Artificial substituirá a Inteligência Humana? É uma pergunta que ainda estamos a responder.

Para além da polêmica, há aspetos positivos e vantagens em incorporamos, em nosso dia a dia, a Inteligência Artificial.

Na MetLIfe interessa-nos encontrar e divulgar estratégias que melhorem a vida das pessoas. Descubra, aqui, como você poderá beneficiar das ferramentas da Inteligência Artificial para organizar melhor as suas finanças pessoais.

Inteligência Artificial - do que falamos?

Se a primeira ideia que vem a sua mente é um robô, você precisa conhecer melhor o conceito de Inteligência Artificial.

Esta ciência tem como objetivo o estudo e a compreensão do fenômeno da inteligência. Mas há mais. É também um ramo da engenharia cujo propósito é a construção de instrumentos que visam apoiar a inteligência humana.

Usando a Inteligência Artificial na Gestão Financeira

Mas será que essa melhoria poderá ser aplicada na nossa gestão financeira? Se pensarmos que o objetivo é a melhoria dos processos, este tipo de inteligência poderá ser aplicado para várias funções:

  • maior rapidez nas transações;

  • segurança reforçada;

  • recurso a softwares financeiros

No caso específico dos softwares financeiros, são úteis para garantir uma maior segurança, por exemplo, em termos de investimento - que sempre oferecem algum risco. Com recurso a este tipo de software é possível simular uma carteira de investimento e a performance deste tipo de produtos financeiros.

Personalização: feito sob medida 

Com recurso a Inteligência Artificial é possível personalizar ao detalhe as necessidades de cada utilizador ou cliente. Como este tipo de inteligência opera com uma extensa bases de dados, sempre em atualização, é possível otimizar a relação de atendimento. 

Como por exemplo, os chatbots, um programa de computador, amplamente usado, simulando a presença humana, em esclarecimentos de dúvidas

Segurança em primeiro lugar

Provavelmente, você já deve ter recebido no seu celular uma mensagem alertando para uma movimentação suspeita na sua conta. A segurança é um assunto particularmente importante no que diz respeito às transações financeiras. 

Uma das vantagens da Inteligência Artificial é a sua capacidade preventiva contra fraudes. Alertas automatizados são possíveis pelos algoritmos criados, em exclusivo, para esse efeito.

Startups e a revolução digital

Startups e Inteligência Artificial têm muito em comum. Ambas pretendem propor soluções criativas para antigos problemas. No caso, da gestão financeira do dia a dia, há propostas no mercado como os bancos digitais, conhecidos como fintech. 

Estas empresas estão orientadas para maximizar a experiência do usuário facilitando o uso de serviços financeiros garantindo:

  • maior praticidade;

  • burocracia reduzida;

  • aumento da praticidade

A Inteligência Artificial veio para ficar. Use-a a seu favor.