Gaste menos em lazer, mas sem deixar a diversão de lado

Dicas simples que irão ajudar você a continuar curtindo tudo que a vida pode dar, mas sem perder o controle das finanças.

Quantas vezes já não saímos de casa para um passeio rápido pelo parque e gastamos com diversas coisas que não eram necessárias para aquele momento?

Para esses momentos, nós da MetLife listamos algumas boas ideias para que seja possível gastar menos com lazer, mas sem deixar de se divertir – e muito.

Se sair de casa, saia com um roteiro preestabelecido

Uma das dicas essenciais para economizar no lazer é o planejamento. Muitas vezes, sair de casa sem rumo pode ser a raiz dos gastos desnecessários. 

Aposte em atividades caseiras

Convidar os amigos para ver um filme ou para um jantar em casa é uma das formas mais práticas de economizar sem acabar com a diversão. Pensar em programas que possam reunir todos em um mesmo ambiente e com total controle dos gastos é sempre uma boa aposta.

Procure programação grátis e próximo de casa

Nas cidades de médio e grande porte, a disputa por público é sempre intensa. Por isso, não é incomum encontrar festas, peças de teatro, parques, entre outras atividades com entrada gratuita.  

Vale a pena fazer uma lista com essas atividades, escolher a que mais atrai e curtir o passeio.

Coma antes de sair de casa

Preparar um bom lanche antes de sair é uma excelente estratégia para manter a carteira no bolso durante os passeios. Comer fora é um dos grandes gastos para qualquer pessoa. 

No entanto, caso não seja possível comer em casa, vale a pena passar em lugares que já sejam conhecidos e que tenham alimentos a preços acessíveis. 

Se você for passear durante todo o dia, também vale levar lanchinhos na bolsa para quando bater a vontade de comer no intervalo das refeições.

Deixe o cartão de crédito em casa

O cérebro sempre vai questionar: “E se acontecer uma emergência?”. Bem, dificilmente essa emergência acontece, mas os gastos com o cartão não param.

Sendo assim, calcule o quanto você quer gastar no passeio, separe o valor em dinheiro e mantenha o controle. Essa estratégia em médio prazo é uma das boas apostas para gastar menos. 

Fuja dos shoppings

Shopping é um lugar criado para que algo seja comprado. Andar por um espaço cheio de lojas, com vitrines repletas de ofertas e uma praça de alimentação cheia de possibilidades, é sempre um desafio para não gastar.

Vale a pena buscar espaços abertos para fazer compras - quando for o momento - e planejar passeios por lugares que não tenham a venda de produtos como foco principal. 

Assim, com as contas em dia, e a cabeça no lugar, investir na saúde e bem-estar se torna cada vez mais fácil.