Mulher e chefe de família: 5 dicas essenciais para manter as finanças em dia

Planejamento, educação financeira e foco em um futuro confortável fazem toda a diferença no momento de realizar essa tarefa

Mulheres enfrentam grandes desafios diariamente, independentemente de suas rotinas diárias. Trabalham, estudam, lutam por seus direitos e reconhecimento, buscam equidade, cuidam das famílias - filhos, pais, avós, cônjuges – e, muitas vezes, ainda chefiam e garantem a maior fonte de renda das suas famílias.

Na MetLife, valorizamos muito o poder das mulheres de lidar com tanto e por isso reunimos algumas dicas para que você, chefe da sua família, deixe suas finanças em dia e proporcione o melhor para aqueles que ama.

Mantenha-se focada em guardar para a aposentadoria

Ter um plano de investimento previdenciário que seja claro e que possa ser mantido por um longo período, é essencial diante das adversidades que uma chefe de família pode enfrentar com a passagem do tempo. 

No Brasil, mesmo com o INSS, ter certeza de que você vai estar segura com uma aposentadoria capaz de manter sua qualidade de vida quando o momento de parar de trabalhar chegar, é algo essencial. Por isso, começar essa poupança o quanto antes é algo que precisa fazer parte das prioridades.

Seja dona do lugar no qual você mora

Ter sua casa própria é uma das formas mais seguras de investir seu dinheiro e pode te ajudar a proporcionar mais conforto durante o processo de criação dos filhos e cuidado da família. Que tal estudar essa possibilidade?

Foco em zerar débitos e manter as contas saudáveis

Essa é, sem dúvida, uma das chaves para manter as finanças em dia. Se em algum momento as dívidas chegarem a um patamar muito alto, vale a pena buscar formas para renegociá-las, sempre buscando deixar sua conta no azul.

Como parte dessa necessidade, também é importante ter em mente a educação financeira de todos da casa. Mostrar que é importante poupar e ter consciência de como gastar o dinheiro é um investimento que se paga muito bem na medida em que o tempo passa.

Invista parte do seu dinheiro

Sem dúvida, outra regra de ouro para quem está em busca de criar um ambiente financeiro saudável e confiável é investir. Vale ressaltar que esse investimento também precisa estar entre as prioridades da casa, sempre em busca de garantir um futuro sem sobressaltos.

Hoje, é possível encontrar diferentes tipos de investimentos, que atendem diferentes necessidades e perfis.

Tenha uma reserva financeira

E por fim, manter uma reserva financeira também é algo essencial para quem não quer ser surpreendido em momentos de crise ou até mesmo com situações inesperadas. É aconselhável que a reserva seja capaz de cobrir, pelo menos, todas as suas despesas da casa por três meses. 

E claro, a MetLife possui algumas ferramentas que podem ajudar tanto no investimento para o futuro, por meio de um plano de previdência privada, quanto por meio de planos odontológicos para toda a família.