Chegou a hora de quebrar o mito: mulheres investem sim, senhor!
É cada vez mais comum ver mulheres investindo, empreendendo e conquistando a independência financeira
Temos visto muitas mudanças no mundo e, algumas delas vieram pra ficar e para tornar o mundo um lugar melhor para as mulheres. Não é de hoje que vemos um número cada vez maior de mulheres que estão conquistando a independência financeira através do mercado financeiro e investimentos.
Aqui na MetLife gostamos de sempre trazer informações, não só para ajudar você a construir uma vida melhor e mais confortável, mas também para derrubar alguns mitos e inspirar pessoas.
Apesar de ainda investirem menos que homens, as mulheres têm ganhado cada vez mais espaço no mundo dos investimentos. Um levantamento realizado pelo Guiabolso, aplicativo de finanças pessoais, apontou que, em média, elas investem 450 reais a menos do que os homens e o valor médio investido pelas mulheres é de 3.192 reais, contra 3.645 reais dos homens.
O percentual de mulheres que investem também é inferior à dos homens. Pelos dados, entre o público masculino usuário do app 17,38% aplicam o dinheiro, contra 15,45% do público feminino.
Isso pode ser explicado em parte, porque ainda enfrentamos uma desigualdade quando o assunto são os salários de homens e mulheres no mercado de trabalho. Elas ainda ganham cerca de 20,5% menos que eles, segundo o IBGE, mas essa não é a única explicação para a diferença nos investimentos.
Hábito de investir ainda é baixo
Tanto homens quanto mulheres ainda não possuem o hábito de aplicar o dinheiro como em outros países. Entre os dois gêneros, o número ainda representa menos de um em cada 5 pessoas que investem seus salários.
Conquista de direitos
Além de ganharem menos, as mulheres demoraram a conquistar alguns direitos que já eram garantidos aos homens, como o direito de ter um CPF e abrir uma conta em seu nome, possibilidade que veio apenas em 1972.
As mulheres também chegaram depois no mercado de trabalho, isso fez com que o mercado financeiro se tornasse predominantemente masculino, assim como os produtos e serviços eram feitos pensados para eles. Isso faz com que muitas mulheres ainda pensem que esse não um território para elas.
Para sorte de todos nós, as mulheres estão sim, senhor, e esse cenário só tende a crescer nos próximos anos.