Como se planejar para fazer o intercâmbio dos seus sonhos

Viajar proporciona riqueza cultural e muito aprendizado

A vida passa muito depressa para não conhecermos outros países e culturas. Uma das formas de se fazer isso é por meio de um intercâmbio. Para isso, precisamos planejar como iremos fazer essa viagem. 

Nós da MetLife compreendemos como é importante conhecer novas culturas. Isso proporciona aprendizado no âmbito cultural, linguístico e pessoal. Por isso, listamos abaixo as etapas que você precisa concluir para fazer o tão desejado intercâmbio.  

Defina seu objetivo 

Um intercâmbio apresenta muitas possibilidades, como aprender um novo idioma, conhecer um novo país, estudar ou incrementar o seu currículo. Sendo assim, é preciso que você tenha um objetivo em mente.  

Faça um planejamento financeiro 

Os gastos variam de acordo com o destino. Por isso, é importante saber o valor que está a moeda do país, quantos meses pretende ficar, o valor das passagens, o custo de vida, entre outros. Tudo isso precisa ser calculado e planejado para que você não fique sem dinheiro ou se encha de dívidas por conta da viagem.  

É importante criar uma reserva financeira, como uma poupança, para ir guardando seu dinheiro até chegar o momento de viajar. Nesse momento, é importante ter foco em seu objetivo e economizar. 

Escolha a modalidade de intercâmbio e a agência 

Há diversas formas de intercâmbio, como apenas para fazer um curso de idiomas, para fazer um curso e trabalhar, cursos especiais, entre outros. É preciso que você escolha um que quer e que esteja dentro do seu orçamento e do tempo disponível para a viagem. 

Além da modalidade, é preciso escolher se vai fazer o intercâmbio direto com a escola que o oferece ou por meio de uma agência. Quando se opta pela agência, você quase não vai se preocupar com o processo. Mas se quiser diminuir os custos, pode tentar fechar o intercâmbio diretamente com a escola estrangeira. 

Defina um destino 

Definir o destino é muito importante. Essa escolha precisa considerar seus gostos, o orçamento e a oferta de modalidade de intercâmbio.  

Por exemplo, se você gosta de calor e praia, precisa evitar lugares mais frios como Irlanda e Canadá. Dessa forma, vá descartando as cidades que não gostaria de ficar por conta do clima ou das oportunidades que ela oferece. Com as que restam, verifique a que tem sua modalidade de intercâmbio e verifique se ela cabe em seu orçamento. 

Verifique se precisa de visto 

Alguns países, como os Estados Unidos, exigem um visto. Porém, outros países não têm isso como um pré-requisito. Por isso, verifique se para o lugar em que pretende fazer o intercâmbio exige um visto. 

Se for necessário, já agilize esse documento. Pois, o processo para conseguir o visto pode demorar. 

Compre a passagem 

Já tem um destino, o visto e já está tudo certo com a agência que vai fazer o intercâmbio? Então é hora de comprar as passagens. Para economizar nessa etapa, você pode acompanhar os preços das passagens pelos sites Quanto Custa ViajarVoopter e Momondo

Compre a moeda 

O último passo, antes de arrumar as malas e viajar, é comprar a moeda do seu destino. Para isso, é preciso considerar se a casa de câmbio é confiável e qual o preço pela compra das moedas.  

O preço do câmbio pode mudar de um dia para o outro. Além disso, verifique se há formas de você não levar muito dinheiro em espécie, como ter um cartão internacional.  

Depois que todos esses passos estiverem finalizados, é hora de arrumar as malas, despedir-se e ir para o intercâmbio.