3 pontos para avaliar antes de aderir aos clubes de assinaturas

Assinaturas mensais crescem e impulsionam e-commerce

Os clubes de assinatura se tornaram muito comuns e revolucionaram o e-commerce no Brasil e no mundo. Eles nada mais são que uma assinatura mensal, podendo ser semestrais ou anuais também, que garantem que a pessoa receba produtos - de box de vinhos a de cosméticos - diretamente na sua casa, sejam escolhidos por ela própria ou pelo "clube".

A ideia traz a praticidade e é tentadora sim, principalmente, se alguns produtos chegam a valores às vezes abaixo do mercado. Entretanto, é válido lembrar que as assinaturas mensais acabam virando um custo fixo no orçamento, e de clube em clube, esse valor pode crescer em proporções maiores do que seu bolso comporta.

Na MetLife lembramos sempre que educação financeira e consumo consciente são pontos chave para que você tenha uma vida financeira segura e tranquila.

Abertos às tendências do mundo atual, mas sempre pensando na sua qualidade de vida, listamos aqui 3 pontos para você analisar e tomar sua decisão de forma consciente e não apenas consumista:

1 - Não faça a assinatura no impulso

Muitas vezes compramos muitas coisas das quais não precisamos ao ver uma oferta atrativa. Como as opções são inúmeras, sempre existirão as que são bom negócio e as que não são. Não decida no impulso e avalie se os custos, os produtos e as regras da assinatura são vantajosas para você. Pense antes!

2 - Coloque tudo na planilha de orçamentos mensais

Caso você resolva aderir a alguma dessas assinaturas, lembre-se de incluí-las na planilha de seus rendimentos e custos fixos mensais, e preste atenção no quanto ela impacta na sua vida financeira no fim do mês. 

3 - Pesquise preços e observe se você usa o que compra

Faça uma pesquisa para ver se o que está consumindo nesse custo fixo mensal realmente é mais vantajoso do que comprar no varejo, e se você realmente precisa receber esses produtos com tanta frequência. A boa notícia é que caso descubra que não existe uma verdadeira demanda sua para essas compras, você sempre pode cancelar sua assinatura. Para isso, fique atento às regras na hora da adesão para que você possa cancelar no momento em que chegar à conclusão de que o clube não se encaixa no seu orçamento e necessidades.