Poupe seu dinheiro e pague menos à vista

Conheça algumas dicas que vão te ajudar a guardar dinheiro para comprar o que você quer sem entrar nas parcelas

Planejar nossos gastos mensais e evitar parcelamentos são fatores essenciais para mantermos nossa saúde financeira em dia e, claro, nosso bem-estar e qualidade de vida.

Aqui na MetLife, nós entendemos bem essa necessidade, afinal de contas, compras parceladas podem fazer com que os produtos custem até 30% mais caros. Por isso listamos algumas dicas e ideias rápidas para que você possa poupar dinheiro e investir nas compras à vista, mantendo suas finanças sob controle. 

Comece a planejar a poupança agora

O primeiro passo é planejar. Avalie quanto você precisa poupar e por quanto tempo para conseguir comprar aquilo que deseja. Reveja seus gastos, evite compras por impulso e se mantenha dentro do seu objetivo. Você verá que pode ser muito mais fácil – e rápido – chegar no valor que você precisa. 

Controle seus gastos e reúna todas as dívidas 

Poupar, assim como quase tudo que envolve finanças, exige disciplina e total conhecimento da sua situação financeira. Por isso, unir todas as dívidas, contabilizá-las e saber qual é o valor médio que precisa ser colocado para que elas sejam zeradas é essencial para entender quanto você pode guardar sem sobressaltos.

Poupe direto da fonte 

Uma das melhores estratégias para ajudar a poupar e evitar compras parceladas é guardar o dinheiro antes mesmo de tê-lo nas mãos. Deixar o valor reservado para a compra na poupança (ou em outro investimento) assim que receber, é uma boa ideia para esses casos.

A melhor forma para poupar o seu dinheiro 

Os objetivos mudam de pessoa para pessoa, bem como valor que precisa ser poupada e o tempo necessário para isso. Por isso, você precisa avaliar e entender qual a melhor maneira para guardar seu dinheiro.

A poupança, por exemplo, lidera as escolhas, já que o depósito e a retirada são rápidos e simples de serem feitos. Porém, se a ideia é poupar por mais de um ano, é interessante buscar possibilidades como investimentos de renda fixa ou variável do mercado financeiro. Vale a pena pesquisar e conhecer melhor esses modelos.