Saiba como se organizar para poupar nas compras do mês

Pesquisar dias promocionais e comprar em grandes quantidades estão entre as medidas para economizar

A rotina atribulada muitas vezes pode atrapalhar o planejamento financeiro e encarece as compras do supermercado. Por isto, encontrar uma rotina adequada para gastar menos pode ser a fórmula mágica para poupar na hora das compras.  
 
Nós, da MetLife, acreditamos que ter uma vida financeira saudável traz tranquilidade e qualidade de vida, e vamos ajudar você a manter a despensa cheia sem gastar muito.  

 
Compre em grandes quantidades 

Supermercados que vendem produtos no atacado são boas opções de economia, por oferecer ao cliente a opção de realizar compras com preços mais em conta. 

Desta forma, você pode comprar itens em grandes quantidades e, depois, dividir com familiares e amigos. A economia chega a 25% no valor final. 
 
Fique atento às promoções e descontos  

Supermercados costumam oferecer promoções em dias específicos da semana ou do mês, como “o dia do hortifruti”, “o dia da carne”, “o dia da limpeza” ou o famoso “aniversário do supermercado”. Para não perder as promoções, navegue pelos sites. Neste caso, pode ficar mais em conta fazer compras semanais.  

Estimule a concorrência 

Alguns supermercados cobrem os preços praticados por concorrentes, basta que o cliente apresente no caixa um panfleto que comprove que o valor cobrado pela concorrência é menor do que o encontrado na loja.

Cadastre-se nos programas de fidelidade 

Supermercados oferecem programas de fidelidade com vantagens como acúmulo de pontos em compras, que podem ser trocados por produtos posteriormente, e a oferta de descontos exclusivos para os clientes associados. 

Não tenha medo de novidade  

Que tal experimentar aquela marca nova que sai pela metade do preço? Você pode estar perdendo uma ótima oportunidade de economizar por puro preconceito. Se não der certo, basta voltar à sua antiga opção. 

Outra medida econômica é fazer uma lista de compras com calma, checando quais os produtos estão em falta na sua casa e quais você não precisa comprar.  
 
Busque a prateleira de produtos próximos da validade 

Produtos que estão próximos da validade podem ser vendidos com descontos de até 40%. Por isto, ao fazer compras, vale a pena checar se existe alguma seção no supermercado que concentre itens que estão perto de vencer. Mas, para a estratégia dar certo, você tem que ter certeza que usará antes do vencimento.   
 
Use a Internet como aliada

Utilize ferramentas online para equilibrar as finanças, há versões a custo baixo ou gratuitas que permitem registrar receitas e despesas, com resumo do orçamento e a visualização de um gráfico de entradas e saídas.