Posso viajar com moedas estrangeiras diferentes?

Especialistas recomendam que a compra de moedas estrangeiras seja feita com antecedência até a data da viagem

Um dos pontos fundamentais de uma viagem para o exterior é a compra de moeda estrangeira, afinal, vivemos em um mundo bastante diversificado. Nas escalas dos voos internacionais mais longos, você pode precisar de moedas estrangeiras diferentes, dependendo do país. Por isso, existe mais de uma forma de levar moedas estrangeiras para sua viagem internacional.

Nós da MetLife estamos sempre ao seu lado e não medimos esforços para lhe oferecer bem estar e uma vida serena. Por isso, você vai saber quais as melhores formas de levar diferentes moedas estrangeiras em suas viagens internacionais e se isso é ou não permitido. 

Dinheiro em espécie

É claro que você pode levar diferentes moedas estrangeiras contigo durante suas viagens. O recomendado é sempre combinar diferentes formas de levá-las. O dinheiro em espécie costuma ser a forma mais barata e prática de todas elas, mas em contrapartida, é a menos segura. 

Ao levar dinheiro vivo você pode ser visado por ladrões, especialmente quando se é turista. O problema é que se você for vítima de roubo, não tem como mais recuperar a grana perdida. Outra desvantagem é a burocracia, pois quem viaja para o exterior com uma quantia equivalente a mais de 10 mil reais em espécie, precisa informar o fato à Receita Federal.  

Cartão pré-pago

Os cartões pré-pagos são ótimas alternativas de se levar diferentes moedas estrangeiras nas viagens, porém mais caras. Além de ser uma forma segura, você carrega a quantia desejada em um cartão que funcionará na função débito e servirá inclusive para saques internacionais. Caso seu cartão seja roubado ou extraviado, ele pode ser cancelado e reposto, mesmo em viagem, além de poder ser recarregado.

Em contrapartida, o cartão pré-pago não lhe dá o direito aos programas de milhagem, cobra taxa de saque e inatividade por longos períodos. Mas mesmo assim é a forma mais aconselhável de levar diferentes moedas estrangeiras durante as viagens ao exterior.  

Cartões de crédito e débito 

Essas modalidades talvez não sejam as melhores alternativas para quem vai viajar para o exterior, mas pode te salvar nos momentos de emergência. Certifique-se de que seus cartões estejam desbloqueados para uso em qualquer lugar do mundo. Entretanto, vale a pena se informar quanto à cotação praticada pelo emissor do cartão. Pode ser que ela não seja tão vantajosa do que a cotação nas casas de câmbio.

A  maior vantagem é a possibilidade de saque em moeda estrangeira no exterior, além de pode ser usado para gastos emergenciais. Por outro lado, você também paga taxa para saques internacionais, o que pode fazer a prática só valer a pena em situações de emergência.

Em suma, no caso dos países de moeda forte e com grande mercado internacional, como os EUA e Europa, o recomendado é sempre levar e gastar na moeda do país de destino, independentemente da modalidade escolhida. 

A MetLife sempre pensa no seu bem estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.