Volta às aulas: economize e garanta uma alimentação saudável para as crianças

As cantinas podem levar ao exagero nas guloseimas. Confira as nossas dicas para proporcionar mais saúde aos pequenos

Sem tempo, muitos pais trocaram a boa e velha lancheira por dinheiro para os pequenos gastarem na cantina da escola. Embora mais prática, essa opção nem sempre é a mais saudável. E certamente não é a mais econômica. Não é toa que é cada vez maior o número de pais que vem resgatando o hábito de fazer a merenda dos filhos em casa. 

A MetLife entende que é possível cultivar hábitos saudáveis e economizar mesmo com a correria do dia-a-dia. Por isso reunimos dicas para você gastar menos com a merenda escolar e ainda melhorar a qualidade da alimentação dos seus filhos. 

Monte cardápios de lanches caseiros

O primeiro passo para evitar as compras de lanches na escola, é a organização. Pesquise receitas de bolinhos caseiros, sucos e sanduíches e monte cardápios semanais de lanches. Ponha tudo no papel e compartilhe com as crianças. 

Dessa forma, você se programa para comprar os ingredientes e não cai na armadilha de preparar os lanches de forma improvisada, o que é mais demorado e nem sempre dá certo.

Tenha muita atenção ao fazer as compras no supermercado. Procure sair de casa com uma lista de compras, pesquise preços e evite levar as crianças ao supermercado para evitar gastos desnecessários.

Substitua os industrializados por versões caseiras

Além de não serem nem um pouco saudáveis, os alimentos industrializados também costumam ser mais caros. Se o seu filho adora pizzas e biscoitos, porém, não é necessário cortar os itens do cardápio. A solução é substituí-los por versões caseiras. 
 
Em vez de comprar uma pizza congelada, por exemplo, você pode fazer várias mini pizzas com massa artesanal e congelar, garantindo o lanche das crianças por vários dias. 

Você sabia que há diversas receitas de biscoitos sem açúcar muito fáceis de fazer? Basta botar a mão na massa, literalmente, para deixar seu filho bem longe dos nocivos (e caros) pacotinhos de biscoito recheado. 

Suspenda a conta na cantina e conheça o cardápio

Se você realmente não consegue preparar os lanches das crianças em casa, a cantina pode funcionar, mas é preciso ficar atento. Procure conhecer o cardápio, os preços e converse com o seu filho sobre alimentação saudável e sobre os males que alguns itens, como os refrigerantes, causam à saúde.  
 
Em algumas instituições, é possível fazer um acordo para que as crianças possam pegar lanches na cantina e pagar apenas no fim do mês. Se é o caso da escola dos seus filhos, suspenda o acordo imediatamente! 

Esse esquema pode parecer prático, afinal, dispensa os pais de darem dinheiro à criança diariamente. Todavia, sem um limite diário estabelecido, a criança provavelmente vai exagerar nas guloseimas. E você pode ter uma surpresa desagradável quando a conta chegar.