10 dicas para ter uma vida saudável e ativa na terceira idade

Especialistas recomendam equilíbrio entre o corpo e a mente

O mundo anda cada vez mais acelerado, inclusive nos surpreendendo quando, após alguns anos, nos encontramos mais vividos e experientes, entrando, finalmente, na terceira idade. Praticar exercícios físicos, se alimentar bem, ler e ter amigos são algumas das fórmulas milagrosas para manter uma vida saudável e divertida nesse período. E é bom que você comece a pensar nesta fase com antecedência mesmo, já que, com a melhoria da saúde pública e os recentes avanços da medicina, a expectativa de vida no Brasil hoje é de 75,8 anos, um aumento de mais de 30 anos entre 1940 e 2016, segundo o IBGE.

A longevidade, no entanto, deve ser acompanhada de qualidade de vida para ser desfrutada. Preocupada com seu bem-estar físico e psicológico, a MetLife reuniu 10 dicas incríveis para você se manter ativo e saudável no futuro.

Pratique Esportes

A prática frequente de atividades físicas é uma das principais medidas que você deve adotar se quiser manter uma boa qualidade de vida na velhice. Pelo menos 30 minutos de exercícios diários podem fazer a diferença. Os aeróbicos, como alongamento e caminhada, são os mais recomendados.

Mantenha uma vida social ativa

Diversas pesquisas comprovam que idosos com mais relações sociais adoecem menos e têm maior sensação de bem-estar e alegria. Frequentar um clube, realizar uma atividade em grupo ou mesmo se engajar em um trabalho voluntário são algumas das alternativas.

Cante e dance

Tango, valsa, samba: não importa o ritmo, o importante é se mexer! A dança favorece não apenas o corpo, mas também a mente. Há estudos que indicam que dançar ajuda a melhorar a memória e a concentração, sem contar a sensação de bem-estar que a atividade provoca. A música, aliás, faz bem ao corpo e à alma em qualquer idade.

Leia muito  

A leitura mantém o cérebro em atividade, que passa a receber mais estímulos e assimilar novos conhecimentos. Ao ler, você está contribuindo para evitar ou retardar o aparecimento ou a progressão de doenças neurológicas degenerativas, como o Alzheimer.

Alimente-se bem

Outra dica para ter qualidade de vida em qualquer idade é adotar uma alimentação saudável. Uma ótima medida é diminuir a quantidade de sal: o consumo diário deve ser de, no máximo, 1 colher de chá.

Em compensação, a ingestão de legumes, frutas, verduras, cereais, tubérculos e raízes pode evitar diversas doenças. O tradicional feijão com arroz, por exemplo, é uma ótima combinação por conter proteínas e carboidratos.

Beba muita água

Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. A água é muito importante para o bom funcionamento do organismo, além de eliminar as toxinas.

Consuma chás

A ingestão de chás preto e verde ajuda na proteção da memória. Formado pela substância catequina, esse tipo de bebida contribui na diminuição do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Consulte um médico regularmente

Consultar e realizar periodicamente os exames médicos preventivos evita muitos problemas. Uma dica: procure um geriatra para acompanhar a sua saúde. Só ele vai poder pedir os exames certos, fazer diagnósticos precoces e orientar você sobre como se cuidar melhor.

Cuide da saúde bucal

A sensibilidade bucal tende a aumentar na terceira idade, o que pode favorecer o aparecimento das cáries. É imprescindível, mais do que nunca, manter a escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia e usar o fio dental diariamente, sem esquecer também de realizar consultas ao dentista para exames e limpezas.

Fique perto de quem você ama

Com mais tempo livre, aproveite para estar ao lado de quem você mais gosta. Converse muito,  evite se isolar. Conviver com a família e antigos e novos amigos faz muito bem à cabeça e ao coração.

Mantenha-se ocupado

O ócio é um dos maiores causadores da depressão, por isso é fundamental que o idoso se sinta útil. Uma boa opção é voltar a trabalhar – ou simplesmente não parar, ou descobrir uma nova paixão para se dedicar.

Aproveite com segurança os momentos desta fase especial da sua vida. Sempre pensando nas suas necessidades, a MetLife criou o Seguro Proteção Melhor Idade, feito sob medida para você, que deseja proteção extra e tranquilidade para a sua família. Consulte e avalie a melhor opção!