10 dicas para viver um 2020 com mais harmonia

Fugir das discussões sem propósito e reservar um tempo offline: conheça essas e outras formas de relaxar

O ano de 2020 é uma oportunidade para rever comportamentos e expectativas para viver em maior harmonia. Nossa relação com o tempo, com a carreira, com o futuro e tudo o mais pode melhorar, pode ser mais alinhada e proveitosa.

Por isso, preparamos 10 dicas iniciais para essa jornada. Acompanhe e crie as suas também! 

Toda opinião precisa ser respeitada. Desde que não desrespeite o outro

Vivemos em uma época polarizada. Basta dar um giro pelas manchetes para perceber que ter opinião é, muitas vezes, motivo para discussões. 

Para um 2020 com mais harmonia, procure aprender a respeitar opiniões alheias e lembrar que nem sempre elas representam 100% do pensamento daquela pessoa. Com um pouco de conversa, sempre dá para achar alguns pontos em comum. Mas, vale o lembrete: quando uma opinião gerar desrespeito ao outro - ou a você - não é saudável!

Não entre em todas as brigas

Injustiça costuma nos mover à ação, não há dúvida. Mas, em busca de mais tranquilidade, que tal pensar duas vezes se vale a pena entrar em toda questão que você se deparar? Em alguns casos ou a coisa se dissipa rapidamente ou sequer é um problema a ser resolvido por você. Pense nisso: foque na tranquilidade e dê tempo ao tempo.

Saiba dar antes de receber

Nem sempre o "toma lá, dá cá" precisa ser um leva para a sua vida. A generosidade faz bem, deixa sua alma mais leve e ainda soma pontos na melhoria da sociedade como um todo. 

Então, se você busca um 2020 mais equilibrado e feliz, pense nisso: doe seu tempo, bens que não mais precisa, a sua atenção… não importa. Mas, doe.

Valorize o TEMPO junto aos filhos no lugar dos presentes

Em um mundo repleto de novidades a todo instante, é possível confundirmos presente ou "estar presente". Em 2020, pratique então a sua presença, principalmente, junto a seus filhos. 

Dê atenção, faça pipoca e assista a um filme, jogue conversa fora, fiquem esperando o pôr-do-sol. Experiências valem mais do que produtos!

Acredite no longo prazo

São tempos imediatistas que nos cobram ação rápida para questões igualmente em alta velocidade. Mas, em meio a tudo isso, pense que você merece o benefício do longo prazo.

Ou seja: você merece se planejar para fazer um curso, projetar uma poupança gorda para os anos de sua maturidade ou aquela viagem ao redor do mundo. Antes que a rotina engula você, planeje seu futuro com antecedência. 

Sua carreira e sua vida nem sempre precisam ser a mesma coisa

Que tal separar alguns momentos por dia para refletir sobre essa questão? Será que sua profissão virou sinônimo de sua vida? Será que precisa ser assim? E se você for mais do que as oito horas diárias que dedica à uma empresa? Em busca de um 2020 com mais harmonia, coloque esses dois lados de sua existência na balança!

Ajude alguém a crescer

Que tal ser a ferramenta para a melhoria da vida de alguém? É claro que fazemos isso pelos filhos e companheiros. Mas, e para as pessoas que vamos conhecer em 2020? Será que reservamos algum tempo para sermos uma ajuda necessárias e fundamental para elas? Pense nisso!

Doe seu tempo sem cobrar nada em troca

Mais do que isso, estabeleça uma nova relação com o tempo. Aprenda a vivê-lo de forma mais tranquila e com um ritmo mais natural. Pegue algumas horas desse dia e doe para alguém, na forma de companheirismo, atenção real e presença plena. ESTEJA presente ao lado de quem precisa com 100% de seu ser.

Aprenda a relaxar, a não fazer nada

O mesmo vale para o tempo que você dedica a você mesmo. Mereça ter um tempo só para você, nem que seja para não fazer nada. Afinal, o tempo é seu, você faz com ele o que quiser.

Redes sociais ajudam, mas às vezes atrapalham

Para terminar, lembre-se que a tecnologia nos permitiu avanços extraordinários. Nos levou à lua, à cura de várias doenças, à formas de comunicação que só os livros de ficção científica dos anos 50 imaginavam.

Mas, por outro lado, também incendiaram a discussão global polarizada e nos isolaram em bolhas de auto-afirmação. Portanto, em busca de harmonia em 2020, vale a dica: availe o quanto as redes sociais estão guiando a sua vida e não o oposto. Entenda se a relação com elas é saudável e gera momentos de alegria e união genuínos. Do contrário, diminua.