3 dicas de como cozinhar para uma pessoa só sem desperdiçar

Morar sozinho não significa desperdício e, muito menos, viver de delivery

Quem mora sozinho e nunca viveu o drama de ter que jogar quase todas verduras e legumes da semana fora porque estragaram na gaveta da geladeira? Sim. Trazemos verdades, mas também soluções para você, que com a rotina de vida cada vez mais corrida acaba se rendendo ao desperdício, que afeta não só seu bolso como também ao meio ambiente.

Na MetLife acreditamos que tudo começa com um bom planejamento. E para você se aventurar na cozinha, juntamos 3 dicas que te ajudam a planejar o cardápio da semana, sem delivery, com economia e tempo para relaxar após um dia de trabalho:

1 - Tudo começa no mercado ou na feira

Alimente-se antes de fazer as compras. Pesquisas mostram que quem chega ao mercado com fome compra mais por impulso. Ir com uma lista básica, pensando no consumo semanal para porções diárias é importante. Fique atento ao prazo de validade dos alimentos. Tanto no supermercado ou na feira, dê preferência aos produtos da estação. Eles estão mais frescos, e geralmente, custam menos.

Não caia na tentação de comprar produtos em grande quantidade, afinal você não vai consumir tudo e em alguns casos a validade pode expirar em até uma semana. É o famoso "barato, que sai caro". A grande maioria dos alimentos possui opções de embalagens menores ou individuais justamente para quem vive e cozinha sozinho (a).

2- Procure sites de receitas para porções menores

Com certeza você já entrou em sites de culinária e tentou fazer receitas que servem porções para até 6 pessoas achando que seria vantagem. Entretanto, comer a mesma lasanha a semana inteira pode não ser uma ideia tão genial assim.

Ou de repente, tentou reduzir pela metade os ingredientes por conta própria, não deu certo e você ainda terminou com meia lata de molho de tomate na geladeira, que acabou estragando. Calma! Muitos sites oferecem receitas para porções pequenas, na medida para quem mora sozinho, como por exemplo: Eating Well, FoodNetWorkDelish e o brasileiro Panelinha .

3- Tire 1 dia para cozinhar o cardápio da semana

Pegue um dia do fim de semana ou de folga para pensar no cardápio, abra um vinho e aumente o som. Organize-se e deixe pré-preparados legumes e verduras que você possa manter na geladeira para o momento do preparo em si, bases de molhos e até proteínas como aves, carnes e peixes já feitas e distribuídas em pequenos potes no congelador. 

Daí, é só escolher o que comer quando chegar em casa durante a semana e completar com uma bela salada. Lembre-se que folhas e ervas devem ser lavadas e guardadas secas em potinhos fechados - colocar uma folha de papel absorvente entre o vegetal e a tampa do pote ajuda na conservação - podendo durar até uma semana.