5 dicas para não deixar que os excessos afetem o seu bem estar

O seu dia a dia influencia muito na sua saúde e bem estar. Por isso, invista no equilíbrio

Os compromissos profissionais e sociais, a agitação das grandes cidades e as preocupações do dia-a-dia acabam por atropelar a rotina, deixar as pessoas mais ansiosas e gerar uma série de desequilíbrios. Em meio a tantos excessos e urgências, acaba faltando tempo para o lazer, para as atividades físicas e até mesmo para não fazer nada. O resultado é uma vida corrida e estressante.

Para nós, da MetLife, o seu bem-estar é algo muito importante. Por isso, separamos 5 dicas para você buscar uma vida mais equilibrada:

1. Repense a sua relação com o trabalho

É importante se dedicar ao trabalho, mas você já parou para avaliar um possível exagero? Há pessoas que não conseguem deixar as preocupações no escritório e continuam conectadas, checando e-mails e até doando o seu tempo de lazer e com a família para o trabalho

Se esse é o seu caso, reavalie. O trabalho já ocupa a maior parte das horas do nosso dia, por isso é fundamental colocar um limite nesse tempo. Por mais que você exerça uma função importante na empresa, não é justo que cobre de si mesmo dedicação quase integral.

Esqueça o trabalho nos seus dias de folga e nas horas vagas. Tente conversar sobre outros temas, até mesmo com colegas de profissão. Não deixe de tirar férias e se desconecte de tudo no seu horário de almoço ou naquela pausa para o café. Sua saúde mental agradece!

2. Reserve tempo para fazer o que gosta

Você já se pegou pensando que faz tempo que não sai para dançar ou para assistir a uma peça de teatro? Na correria do dia-a-dia, acabamos deixando de lado atividades prazerosas, seja por falta de tempo ou até por nos sentirmos cansados demais.

Não deixe o comodismo vencer! Se planeje e busque motivação para fazer o que gosta. Sair da rotina, dar boas risadas, contemplar algo belo ou se surpreender são coisas que nos deixam mais leves e nos fazem deixar de lado, pelo menos por algumas horas, as preocupações.

E não precisa esperar o próximo fim de semana para colocar o plano em prática. Nada impede que você saia do trabalho em plena segunda-feira para ir a um lugar legal. O que acha?

3. Tenha cuidado com a alimentação

Seja pela falta de tempo ou de opções de lugares saudáveis para comer, a correria do dia-a-dia acaba refletindo na nossa alimentação. Quem nunca se pegou substituindo o almoço por um sanduíche no fast food?

Quem come rápido acaba comendo mais ou optando por alimentos industrializados. Esse hábito, além de ser prejudicial à sua saúde, contribui para elevar o nível de estresse e pode causar doenças. A dica é: respeite as pausas para as refeições e priorize alimentos leves e saudáveis. 

Uma boa saída é levar marmitas e lanches saudáveis para o trabalho. Evite as dietas da moda e opte por refeições equilibradas, com proteínas, carboidratos, legumes e verduras.

4. Reserve tempo para suas relações pessoais

Você tem mais de mil conexões nas redes sociais, mas há quanto tempo não visita aquele amigo de infância que mora em outra cidade? É fato que a rotina atribulada acaba nos afastando das pessoas, mas você pode mudar essa realidade.

Estar perto de quem gostamos é dividir alegrias e tristezas, encontrar apoio, ouvir palavras de incentivo, pedir e oferecer ajuda. Segundo especialistas, ter relações de confiança é bom para a saúde mental, mas também contribui para a saúde física.

Portanto, drible a falta de tempo e procure ficar junto de quem realmente importa. Amigos, familiares, pessoas especiais. A troca de afeto recarrega as suas energias e ajuda você a ter uma vida mais equilibrada.

5. Evite o consumismo e os gastos desnecessários

Não é só na alimentação que a gente costuma cometer excessos quando a vida está desequilibrada. Você já se pegou arrependido por ter comprado algo que não precisava? Ou por ter terminado o mês no cheque especial por ter gastado mais do que podia?

Comprar por impulso é um hábito que pode estar relacionado à ansiedade, um efeito colateral típico da rotina atribulada. Portanto, controlar esses impulsos pode ajudar a melhorar seu bem-estar psicológico.

Antes de comprar alguma coisa, pare e pense: você precisa mesmo daquilo? Até que ponto aquela compra vai ser útil para você? A capacidade de ponderar suas escolhas é um grande passo para uma vida mais equilibrada.

E nós entendemos que esse momento de ansiedades e estresse pode ser causado por preocupações financeiras. Caso esse seja seu caso, conheça nossa Consultoria de Proteção Financeira e saiba como podemos te ajudar a proteger o que mais importa para você.