5 ideias simples para você se manter saudável em viagens mais longas

Manter o olho vivo para possíveis contaminações é a chave para curtir os passeios sem contratempos em sua saúde.

Reservar um tempo para nós mesmos é uma das grandes estratégias para garantir uma vida mais feliz e produtiva, neste mundo em constante evolução. O tempo corre cada vez mais rápido e, se a gente não consegue se organizar para uma "escapadinha", a rotina pode acabar por nos engolir por completo.

Uma dica que nós da MetLife gostaríamos de compartilhar com você é que não vale a pena jogar a oportunidade que férias ou feriados prolongados são com falta de planejamento. Principalmente se o assunto envolver a sua saúde. Já pensou atrapalhar um dos melhores momentos do seu ano com contratempos facilmente evitáveis? Por isso, selecionamos 5 dicas fundamentais para quem quer viajar com tranquilidade e sem dores de cabeça. Ou de barriga. ;)

1. Observe a qualidade da água que você bebe

Na verdade, a primeira preocupação é manter a hidratação em dia. Isso porque, em algumas viagens, passamos boas horas no carro, ônibus, no avião e em conexões e, uma vez no destino, nos esquecemos de beber água entre um passeio e outro. Viagens de verão então, pioram o cenário.

Mas, mesmo assim, procure se certificar da qualidade da água que está consumindo. A dica principal é optar por marcas conhecidas de água mineral, no hotel, restaurantes ou em mercados da região. Se isso não for possível, procure pelo menos ter uma garrafa sempre na mochila com água de proveniência conhecida - a pousada ou hotel por exemplo - com quantidade suficiente para a ida e a volta do seu passeio diário.

Cair em desidratação é um perigo muitas vezes subestimado. Como reação, podem ocorrer fadiga, problemas de atenção e concentração e irritação.

2. Mantenha as mãos limpas

As enfermidades mais comuns de se contrair em viagens fora de sua cidade são viroses. E uma das formas de contágio é justamente através das mãos e, ao entrarem em contato com o vírus e depois com as suas mucosas (boca e olhos, por exemplo), terminam com você com febre e de cama quando poderia estar curtindo o passeio.

Quer uma forma simples de evitar isso? Compre e deixe em sua bolsa de mão um álcool em gel para que fique fácil de limpá-las quando precisar. Coloque lenços bactericidas lá também. Eles servem não só para higienizar as suas mãos como superfícies com as mais terá contato, como mesinhas de avião, bancos públicos etc.

3. Procure dormir com qualidade e pelo tempo que seu corpo precisa

Descansar quer dizer dormir com qualidade, sem pressa para acordar. Principalmente em viagens ao exterior é normal ouvir de família e amigos que "dormir em dólar é muito caro" e que é um desperdício. Em resposta a este pensamento, lembre-se que prejudicar a sua saúde em dólar também é um gasto não muito agradável!

Dito isso, vamos separar a questão em dois momentos. No primeiro, a viagem em si. Se as suas férias envolverem muitas horas em avião, o jet lag pode prejudicar os primeiros dias no destino final, com um cansaço fora do comum isso sem falar a irritação e até a baixa da sua imunidade. Para evitar isso, tente se manter no horário da zona ao invés de dormir durante o dia. Tire um cochilo à tarde se você estiver realmente cansado mas não faça isso por mais de duas horas. Isso irá somente deixar mais difícil cair no sono mais tarde.

No segundo momento, a rotina de passeios e aventuras em suas férias pode ser equilibrada. Procure alternar os dias de acordo com a natureza do passeio. Por exemplo, atividades físicas como trilhas e longas caminhadas em um dia, seguido de uma volta pelo centro histórico da localidade para compras no outro.

4. Coma com qualidade e não abuse do álcool

A regrinha vale principalmente para hotéis, nos quais as refeições tendem a ser mais pesadas. Claro que é para curtir os seus pratos preferidos, mas alguns cuidados podem evitar indisposições. Uma boa dica, por exemplo, é tentar tornar a maioria de suas refeições mais saudáveis, consumindo proteína no café da manhã (ovos, por exemplo), no lugar de farináceos. Além disso, almoços podem ser mais leves na maioria das vezes, com foco em fibras, verduras e proteínas grelhadas.

5. Evite aborrecimentos desnecessários

Sem perceber, criamos armadilhas para nos aborrecer antes, durante e depois das viagens. Falta de organização e de planejamento financeiro são duas das principais.

Mais do que deixar a viagem com um clima ruim, o stress em si representa um risco para a sua saúde. Ele tem o poder de enfraquecer o sistema imunológico, deixando seu organismo de portas abertas para uma série de doenças. O segredo aqui é evitar o que pode ser evitado. Por exemplo, fila para embarcar e atrasos da companhia aérea são itens que estão fora do seu controle. Mas, desorganização das malas e de seus documentos não são.

Por isso, alguns dias antes da sua viagem, faça uma lista de itens que você precisa levar. Não se esqueça também de criar mais espaço, investindo em diferentes formas de organização, como em rolinhos por exemplo. Separe uma pasta com os documentos e crie uma versão online com todos eles na nuvem ou com fácil acesso em seu celular, incluindo o itinerário de viagem, no nível do detalhe como

números dos voos e nomes dos hotéis – para que você possa ter todos os seus planos em um único lugar. Tenha certeza também de como você irá se deslocar do aeroporto até o seu destino, para que você não seja forçado a procurar formas de transporte de última hora.

Sobre controle financeiro, além de reservar uma quantia para possíveis contratempos - como compra de passagem em cima da hora-, comunique ao seu cartão de crédito em caso de viagens internacionais e deixe as contas que vão vencer no período pagas antes de sair em férias!

Adotando esses pequenos passos, você pode manter sua energia alta e se sentir ótimo enquanto estiver fora de casa. Você estará no topo do seu jogo em qualquer viagem que fizer e ainda voltará ao trabalho saudável e descansado.

E, claro, planeje as próximas!

Chegando em casa, já comece a planejar as próximas férias! Sabe por quê? Ter um objetivo é fundamental para, por exemplo, incrementar sua saúde financeira. Com planejamento, você poupa melhor e tem o prazer de trabalhar para conquistar o seu descanso.