5 produtos da flora brasileira que vão mudar a sua saúde

Conheça plantas com propriedades reconhecidas no combate a doenças

O mundo está mudando e é cada vez maior o número de pessoas que busca um estilo de vida mais simples e natural. Essa mudança de estilo de vida vai da alimentação ao modo de cuidar da saúde. O uso de ervas e plantas, por exemplo, é uma prática que existe desde os tempos dos nossos avós, mas que ganha cada vez mais adeptos.

A flora brasileira concentra a maior biodiversidade do mundo e nós, da MetLife, vamos compartilhar com você uma lista de 5 espécies usadas no cuidado com a saúde. Lembramos, todavia, que o médico deve ser consultado sempre! 

1. Passiflora

A folha do maracujá é conhecida popularmente por seu poder calmante. Ela entra na fórmula de fitoterápicos e é receitada por especialistas no tratamento de ansiedade.

2. Boldo

O poder dessa planta como auxiliar na digestão foi comprovado Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Segundo pesquisadores, a boldina, principal componente do vegetal, estimula a secreção da bile, substância produzida pelo fígado que atua na digestão de gorduras.

3. Carqueja

Assim como o boldo, essa planta favorece a produção da bile, ajudando na digestão. Não para por aí. A carqueja auxilia na redução das taxas de açúcar no sangue e possui propriedades anti-inflamatórias.

4. Alecrim

Atua no combate à depressão. No cérebro, a planta inibe a degradação dos neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis pela sensação de bem-estar.

5. Guaco

Presente nos quintais de diversas casas brasileiras, essa planta é aclamada por aliviar sintomas de bronquite, asma e tosse. As folhas de guaco têm efeito paliativo para casos agudos de doenças respiratórias.