Biotipo: entenda o seu para não forçar demais no projeto verão

Conheça o seu biotipo corporal para que você aproveite o verão com toda saúde e sem forçar a barra

Quem nunca olhou para uma pessoa e logo percebeu que ela tem facilidade para perder gordura ou ganhar músculos? A maioria de nós conhece alguém que parece conseguir alcançar resultados de uma maneira bem mais rápida e fácil. Isso se deve ao biotipo corporal de cada indivíduo.

A MetLife elaborou este artigo que vai te explicar como você pode entender o seu e não forçar a barra durante seus treinos. Afinal, todas pessoas têm um limite físico que não deve ser ultrapassado.

O que são biotipos corporais?

Quando nascemos, trazemos diversas características biológicas que determinam como será a nossa composição física. Elas são conhecidas como biotipo corporal.

Podemos dizer que o biotipo é uma herança genética e varia de pessoa para pessoa. Dessa forma, fica mais fácil entender porque determinadas pessoas engordam com mais ou menos facilidade.

As estruturas corporais de cada pessoa são afetadas diretamente pelos biotipos, desde a capacidade de acumular gordura até o tamanho dos ossos. Com certeza, você já deve ter visto pessoas que comem muito e continuam magras e outras que nem são tão comilonas mas estão acima do peso ideal.

Entenda qual é o seu biotipo

De um modo geral, são 3 os principais biotipos humanos. Por isso, antes de pegar pesado na malhação, veja qual é o seu nas características de cada um que vamos listar abaixo: 

Ectomorfo

São indivíduos considerados magros de natureza, com membros alongados e metabolismo extremamente acelerado. Em contrapartida, têm muita dificuldade para ganhar massa muscular. São pessoas conhecidas como franzinas e que não engordam facilmente.

Endomorfo

É exatamente o oposto. São pessoas com corpos volumosos, membros mais curtos e têm metabolismo lento. Além disso, esses indivíduos têm mais facilidade para ganhar peso. Precisam de dietas e exercícios constantes para não engordarem demais. As pessoas com sobrepeso são um bom exemplo.

Mesomorfo

São indivíduos de corpos que são considerados atléticos e equilibrados geneticamente. Eles apresentam uma boa capacidade de queimar gordura e ganhar massa muscular. Essas pessoas não estão acima e nem abaixo do peso ideal. Atividades físicas para eles tem o objetivo de apenas manter o peso e não emagrecer.

Não force a barra demais

Agora que você entendeu qual é o seu biotipo, vamos deixar claro que, independente de qual seja a sua meta para o próximo verão, você jamais deve forçar a barra com os seus exercícios físicos ou com a sua alimentação.

Não adianta o que você faça: o seu biotipo não pode ser mudado. Você pode amenizar a situação com uma dieta balanceada e atividades aeróbicas com acompanhamento profissional. Respeite o seu limite físico e evite as comparações, pois cada pessoa tem um biotipo!

Foque em seus objetivos e aproveite a estação mais quente do ano com mais saúde e bem-estar.