Outubro Rosa

De 1 de Outubro a 31 de Outubro

Criada em 1990, a campanha Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero, e alertar sobre as consequências de um resultado tardio.

A mobilização tem também como objetivo, a luta por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade a todas.

Por que o Outubro Rosa é importante?

Além de ser o tipo de câncer que mais mata no nosso país, de acordo com os dados do Instituo Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de novos casos diagnosticados no Brasil entre 2020 e 2022 é de 66.280 casos.

Como posso me prevenir?

Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção, como ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal, evitando embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha, além de manter uma rotina com atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também podem ajudar a evitar a doença.

Outro passo importante é estar sempre alerta aos sinais que seu corpo te dá, e fazer o autoexame com frequência.

Além disso é de extrema importância, que realize uma consulta com uma ginecologista e uma mastologista pelo menos 1 vez por ano para avaliação clínica e indicação de exames necessários para a detecção dessas e outras doenças, afinal, ninguém melhor do que um médico especializado.

E se você tiver algum caso na família, o cuidado deve ser redobrado.

De que forma posso apoiar o Outubro Rosa?

  • Torne a campanha cada vez mais visível, compartilhe dicas de autoexame, iniciativas e ações.
  • Converse sobre a importância dos exames preventivos com outra mulheres e as incentive a realizá-los.
  • Promova ou apoie uma das ações destinadas ao Outubro Rosa.
  • Doe a fundações.
  • Deixe o mês rosa, seja através de decorações, luzes, roupas ou lacinhos, mostre que você apoia a causa.

Abrace o Outubro Rosa de uma vez por todas e divulgue aos 4 ventos essa bela iniciativa.