A importância do sono para sua memória e produtividade

Uma noite bem dormida pode fazer com que seu dia seja muito mais produtivo

A correria do dia a dia, às vezes, acaba roubando algumas horas do nosso sono, não é mesmo? E quando não dedicamos a devida atenção ao nosso corpo, o rendimento e atenção do dia seguinte acabam prejudicados.

Nós da MetLife nos preocupamos com seu bem-estar e sua saúde. Por isso, vamos falar sobre a importância do sono e quais hábitos podemos começar a praticar para garantir uma noite bem dormida e dias muito mais produtivos.

Não dormir o suficiente é prejudicial para a memória e produtividade

O sono é fundamental para o desenvolvimento normal do cérebro, pois promove a manutenção da saúde da mente e do corpo. Sendo assim, ao dormirmos pouco ou mal, prejudicamos esse processo.

Quando dormimos menos do que o necessário, geralmente, levantamos cansados ou ficamos sonolentos durante todo o dia. Isso prejudica a produtividade no geral, seja para cuidar da casa, dos filhos ou ir para o trabalho. A falta de sono deixa as pessoas menos alertas e mais propensas a perigos.

Além disso, ela também altera outros fatores de saúde como o índice de glicose, o tônus muscular, o desempenho físico, a osteoporose, entre outros. Sem contar que, a memória também é prejudicada, pois a mente não descansou o suficiente e não teve tempo para absorver tudo o que precisa.

Dicas de como melhorar a qualidade do sono

As dicas a seguir são simples de ser colocadas em prática e auxiliam na qualidade do sono. Sendo assim, seu dia será mais produtivo e seu sono muito melhor.

Evite os dispositivos eletrônicos

Ficar exposto à TV, celular ou qualquer outra fonte de luz e áudio impede que você chegue à fase mais profunda do sono. E é nesta fase que o seu organismo produz e libera a maior quantidade do hormônio do crescimento, responsável por evitar o acúmulo de gordura, combater a osteoporose e melhorar o desempenho físico.

Quando for dormir, evite deixar a TV ligada ou usar o telefone por muito tempo. Dessa forma, o sono vai conseguir revitalizar várias funções importantes do seu corpo.

Prepare-se para dormir

Criar alguns hábitos, pelo menos uma hora antes de dormir, ajudam o seu corpo entender que está na hora de relaxar. Deixe de lado os aparelhos eletrônicos, evite ficar com as luzes acessas e não consuma alimentos estimulantes, como café, chocolate, chás e refrigerantes.

Esse é o momento do seu corpo relaxar. Procure tomar um banho quente, e fazer coisas mais tranquilas, como ouvir músicas relaxantes, ler um livro ou até meditar.

Entenda qual é a necessidade do seu corpo.

Uma série de estudos apontam uma quantidade média de horas que uma pessoa precisa dormir dependendo de sua idade. Bebês recém-nascidos, por exemplo, precisam de 14 a 17 horas de sono por dia, enquanto adultos precisam de 7 a 9 horas em média.

Porém, é muito importante que você preste atenção no seu corpo e entenda quanto precisa dormir para levantar descansado e bem disposto.

Para isso, experimente dormir e acordar naturalmente, sem a necessidade do despertador. Ao despertar, confira por quantas horas você dormiu. Repita esse teste algumas vezes para entender a sua necessidade de horas para acordar bem e ter um dia produtivo.

A qualidade do seu colchão e travesseiro podem influenciar

Para dormir bem, além de entender o seu corpo e estar bem relaxado, um bom colchão e travesseiro influenciam – e muito – na qualidade do seu sono. Assim, sua coluna vai se manter saudável e você dormirá muito melhor.

E não esqueça de ir ao médico sempre que estiver se sentindo com um cansaço fora do comum, pois além das noites mal dormidas, seu organismo pode estar com deficiência em alguma vitamina.