A vida após os 50: 6 dicas para se manter produtivo e feliz

Com o passar dos anos algumas coisas podem mudar, no entanto, a adoção de hábitos simples no dia a dia podem tornar a rotina mais especial

Para muitos, chegar aos 50 anos é uma conquista e motivo de comemoração. É nessa fase que a maioria das pessoas já deixou para trás a ansiedade da juventude e a correria de uma rotina super agitada. 

No entanto, para outros, esse é o momento em que a aparência e a saúde passam a incomodar e os níveis e produtividade já não são mais os mesmos. 

Então, o que podemos fazer para nos sentir bem, ter boa saúde e manter-nos produtivos? 

Qualidade de vida é fundamental em qualquer etapa de amadurecimento, por isso, a MetLife preparou para você seis super dicas de atividades que vão contribuir para o seu bem-estar e produtividade.  

1. Invista em hobbies

Sabe aquela atividade que você sempre quis fazer, mas nunca teve tempo? Que tal rever suas prioridades e agora pensar um pouco mais em você? Dedique uma parte do seu dia a um hobby e aproveite também para descobrir outros. Um curso de fotografia, aulas de culinária, artesanatos ou até mesmo uma nova faculdade. Faça algo que te traga momentos de felicidade. 

2. Movimente-se 

A prática regular de exercícios traz benefícios à saúde, disposição e com isso aumenta a sua produtividade. As opções são inúmeras: pilates, dança, yoga, corrida, natação, musculação etc. 

Encontre uma atividade que seja prazerosa e atenda às suas necessidades.  

3. Alimente-se bem 

Você sabia que uma alimentação balanceada exerce grande influência em nossa saúde e bem-estar? 

Existem inúmeros nutrientes que influenciam diretamente no bom funcionamento do nosso organismo. Uma alimentação mais natural e com menos produtos industrializados é fundamental para fortalecer o sistema imunológico, potencializar a memória e melhorar a disposição. 

4. Mantenha sua vida social ativa 

Talvez você não saiba, mas ter bons amigos é o fator que mais influencia o nível de qualidade de vida das pessoas. 

Segundo o psiquiatra George Valliant, ter laços fortes de amizade pode aumentar nossa expectativa de vida e prevenir uma série de doenças. Então por que não se reunir com os amigos mais vezes? Encontros semanais para um jantar, ir ao cinema ou a uma exposição, organizar um clube de leitura ou até mesmo caminhadas ao ar livre para colocar o papo em dia com a turma. 

5. Viaje mais  

Conhecer novos lugares, novas culturas e provar uma comida típica são sempre boas opções para manter o corpo e a mente ativos. 

Segundo um estudo do Dr. Thomas Gilovich, psicólogo e professor da Universidade de Cornell (EUA), publicado no Estadão, viajar traz uma sensação de prazer mais duradoura que a aquisição de bens materiais. Afinal, quem não abre um grande sorriso ao lembrar das últimas férias? Escolha um destino e planeje-se! 

6. Medite 

Já ouviu a frase “quem medita é mais feliz”? Pois bem, a meditação diminui a ansiedade, combate a insônia e dores de cabeça, melhora a sensação de bem-estar, entre tantos outros benefícios comprovados por vários estudos. 

Dicas anotadas? Agora é só colocar em prática. Inclua um novo hábito a cada dia e preencha seu tempo com atividades que proporcionem uma rotina saudável de forma integrada: corpo e mente. Faça aquilo que você gosta e procure por atividades que te deem satisfação. Não se esqueça, o modo como vivemos influencia diretamente em nossa saúde e qualidade de vida, e atitudes simples nos ajudam a ter uma rotina mais produtiva e feliz.