Afinal: é saudável beber água do bebedouro ou não?

Água de bebedouro com um bom sistema de filtragem e que passa por manutenções periódicas preventivas pode ser consumida

Para o consumo humano, a água precisa ser livre de qualquer tipo de impureza e elementos químicos que possam oferecer riscos de transmissão de doenças. Ela deve ser mais pura possível, pois somente desta forma, ela traz benefícios ao nosso organismo.  

A grande questão é que muita gente tem a seguinte dúvida: é ou não saudável consumir água de bebedouro? A MetLife elaborou esse post que aborda esse polêmico assunto.

Depende do sistema de filtragem do bebedouro

Para se afirmar com certeza de que a água de bebedouros são próprias para o nosso consumo, tudo vai depender, exclusivamente, do sistema de filtragem. Se o filtro usado no bebedouro for condizente com a potência do motor, estiver dentro da data de validade e em pleno funcionamento, a água pode ser consumida. 

Agora, se você notar que a água do bebedouro está com a coloração diferente ou que, mesmo ligado, o motor não faz nenhum barulho, é melhor não consumir. O ciclo de água no filtro de um bebedouro deve ser constante. 

Bebedouros precisam de manutenção periódica

Antes de consumir água de um bebedouro, procure saber se ele passa por manutenções periódicas. Alguns testes precisam ser feitos para se  verificar o nível de pureza da água. 

Uma boa dica é procurar a etiqueta que informa sobre a última manutenção feita, que deve ser a cada 6 meses. Se o estado de conservação do bebedouro for ruim, o melhor é procurar outro local para matar sua sede. 

Existem bebedouros que oferecem água natural e gelada. Vale lembrar que todo sistema de resfriamento da água, por exemplo, precisa de uma manutenção especial, pois é bem mais complexo. Em suma, a segurança de se consumir água do bebedouro vai depender da periodicidade de manutenção.  

Todas as impurezas da água são absorvidas por um sistema de filtragem adequado

Quando o bebedouro recebe manutenções preventiva e corretiva dentro do período indicado, a água pode ser consumida. Muitos modelos de bebedouros possuem um bom sistema de filtragem que absorve todas as impurezas da água. Quanto mais tecnologia embarcada o bebedouro tiver, mais confiável ele é. 

Um bebedouro de pressão, por exemplo, faz todo o seu sistema de filtragem através de partículas de carvão ativadas que absorvem todas as impurezas presentes no líquido. Segundo os especialistas, o nível de filtragem pode chegar a 99%. 

Esperamos que sua dúvida tenha sido sanada. Agora cabe a você decidir se vai consumir água de bebedouro ou não.