Alimentos antioxidantes: eles ajudam a proteger a sua pele do envelhecimento precoce

O segredo da juventude pode estar na sua alimentação

Envelhecer é um processo natural que todos nós vamos viver na pele - literalmente. Por isso, estamos sempre em busca de formas e recursos para adiar o aparecimento das marcas de expressão. 

O caminho mais natural para isso é recorrer a cosméticos e tratamentos para manter a pele jovem, mas o segredo pode estar no que você come. Alguns alimentos, considerados antioxidantes, podem ser ótimos aliados na luta contra o envelhecimento precoce.  

Nós da MetLife listamos os principais e explicamos como eles atuam para deixar a sua pele saudável, e ainda aumentar a sua disposição. 

Antioxidantes: os inimigos dos radicais livres 

Alimentos que contém antioxidantes amenizam a ação dos radicais livres, que são os principais responsáveis pelos danos às células que levam ao envelhecimento precoce. 

Os radicais livres são moléculas instáveis produzidas pelas nossas células durante o processo de queima de oxigênio, utilizado para transformar os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Em níveis considerados normais, os radicais livres não fazem mal ao organismo, mas, em excesso, eles podem ser tóxicos. 

Enquanto o cigarro e o álcool favorecem a produção dos radicais livres, os alimentos antioxidantes e a prática de exercícios físicos têm efeito contrário, isso porque eles contribuem para a metabolização do oxigênio.

Conheça alguns alimentos antioxidantes: 

Açafrão (ou cúrcuma) 
Originária da Ásia contém curcuminoides, compostos com ação anti-inflamatória e anti-idade. Normalmente é vendido em pó, mas você pode comprar a raiz, que lembra o gengibre, e ralar na hora. Salpique no arroz ou use como tempero em caldos e ensopados. 

Azeite de oliva 
Rico em gorduras monoinsaturadas, o azeite tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Dê preferência ao extra virgem, com taxa de acidez inferior a 1%. Mas atenção! Por ser um alimento muito calórico, consuma, no máximo, 2 colheres de sopa por dia.

Frutas cítricas 
Frutas cítricas como limão, laranja e goiaba são riquíssimas em vitamina C, além de conter uma substância chamada bioflavonoides, que aumentam o tônus das veias.

Frutas vermelhas 
Morango, cereja, framboesa, amora. Essas são algumas das frutas vermelhas que, além de deliciosas, possuem polifenóis, poderosas substâncias antioxidantes que ajudam a combater a ação dos radicais livres.

Alimentos de cor alaranjada 
Frutas e legumes alaranjados como manga e cenoura possuem grande quantidade de betacaroteno, outra substância antioxidante. Além disso, no organismo, o betacaroteno é convertido em vitamina A, colaborando para a produção de colágeno e mandando a flacidez e as rugas para longe.  
 
Aveia 
Rica em silício, um nutriente que potencializa a ação do colágeno sobre a pele, esse cereal contém antioxidantes, anti-inflamatórios e fibras capazes de reter água. Portanto, inclua no café da manhã esse poderoso aliado para a proteção da sua pele.