Alimentos que você jura que são inofensivos, mas fazem mal

Você sabe tudo o que está ingerindo diariamente?

A vida muda, mas a alimentação continua sendo a nossa fonte de nutrientes, além de auxiliar na manutenção da saúde do corpo. Porém, alguns alimentos que consumimos, apesar de parecerem inofensivos, podem nos fazer mal.

Nós da MetLife nos preocupamos com sua saúde. Sendo assim, gostaríamos que você soubesse exatamente o que come para ingerir só alimentos saudáveis. 

Alimentação ao longo do tempo

Antigamente, principalmente antes da revolução industrial, nossa alimentação dependia do que era colhido pelos agricultores. Tinha-se a prática de cozinhar e servir uma refeição fresquinha, preparada na hora.

Hoje em dia, com a pressa e a falta de tempo acabamos por comprar comida pronta. Isso acaba reduzindo o tempo que dedicamos para preparar os alimentos, o que compensa, pois temos a chance de aproveitar para fazer mais tarefas.

Porém, com essa nova forma de se alimentar, começamos a ingerir alimentos que parecem ser saudáveis, mas no fundo são compostos apenas por açúcar, gordura e produtos químicos.

Alimentos que parecem inofensivos

Como comentado, alguns alimentos parecem saudáveis, mas seria melhor se você os substituísse por outros mais naturais. Confira a seguir uma lista de quais alimentos são esses:

  • Margarina - gordura ruim para o organismo. 

  • Bisnaguinha integral/ Club Social/ bolacha sal e água - um mix de açúcar, farinha refinada e óleo vegetal. Apesar de algumas serem identificadas como integral, muitas vezes não levam esse tipo de farinha no preparo.

  • Sucrilhos - feito com flocos de milho transgênico e coberto com açúcar. Aliás, recebem também um corante artificial para ficarem coloridos.

  • Nuggets/ Salsicha - são compostos dos restos dos animais e gordura.

  • Suco de caixinha - são feitos com muito açúcar e quase nada de polpa de fruta.  

  • Barras de proteína - apesar de serem feitas com grãos, elas recebem xarope. Ou seja, mais açúcar para a sua alimentação.

Saiba quais alimentos são saudáveis

Diante de tanta propaganda enganosa sobre alguns alimentos que se dizem integrais e saudáveis, ficamos um pouco perdidos no começo sobre quais são os realmente saudáveis.

Para identificá-los você precisa pensar o seguinte: alimentos saudáveis são aqueles que não passaram por processos industriais. Ou seja, são os alimentos em sua forma natural, como as frutas, verduras, raízes, leguminosas, entre outros. 

Além disso, podemos considerar saudáveis o sal ionizado, a farinha integral, o açúcar demerara ou mascavo, os grãos inteiros, entre outros. Pois eles passaram por poucos processos antes de ficarem prontos para ser comercializados. 

Mas esses alimentos vão necessitar que você dedique um pouco do seu tempo semanal para, pelo menos, preparar a comida da semana.

Porém, outra forma de consumir alimentos industriais e saudáveis é lendo o rótulo dos produtos. Os ingredientes descritos no rótulo estão em ordem de maior para menor na quantidade em que foram usados para fazer o alimento. 

Por exemplo, se no rótulo de um biscoito o primeiro ingrediente que aparece é açúcar e depois farinha, quer dizer que a maior parte desse biscoito é composta por açúcar e, em segundo, por farinha.

Então, comece a ler mais os rótulos e também participe de feiras orgânicas. Cuidar da alimentação é cuidar da sua saúde.