Ansiedade e sono: como conciliar esses dois momentos

Como se preparar para o sono ser relaxante e não um momento de preocupação crônica

Não restam dúvidas de que uma boa noite de sono traz diversos benefícios para a saúde física e mental. A grande questão é que muita gente leva para a cama os problemas do dia a dia. 

O resultado é aquela tremenda ansiedade que faz parecer que o sono está cada vez mais distante. As horas passam e nada de dormir… Mas com as dicas da MetLife, você vai saber como conciliar a ansiedade e o seu precioso sono. Afinal, você precisa estar bem disposto para enfrentar mais um dia de trabalho. 

Não leve os problemas para a cama

Levar as preocupações ou os problemas do dia a dia para a cama, pode atrapalhar bastante o seu sono. Para conseguir dormir logo que se deitar, nada pode te deixar ansioso ou chateado. 

Por isso, deixe para se preocupar com as mazelas da sua carreira ou da sua vida pessoal, quando acordar. Lembre-se de que o seu sono não pode ser prejudicado, pois ele é vital para o bom funcionamento do seu organismo. 

Deixe seu quarto mais aconchegante

Você sabia que o seu quarto pode influenciar e muito na qualidade do seu sono? Deixar o ambiente mais relaxante para dormir bem pode ser fundamental para acordar com mais saúde e disposição. A ansiedade vai passar longe.  

Uma boa dica é manter as roupas de cama sempre limpas, o quarto em uma temperatura que seja agradável e sem ruídos que possam atrapalhar o seu precioso sono. Lembre-se de que você vai passar 8 horas dentro de um ambiente que precisa ser acolhedor.  

Vai dormir? Mantenha o ambiente escuro

A escuridão é fundamental para se ter uma noite de sono tranquila. Quando entramos em um ambiente com ausência de iluminação, nosso cérebro entende que já é hora de dormir e libera os hormônios que causam o sono. 

Dessa forma, manter o seu quarto escuro é crucial para se dormir bem. Coloque cortinas com blackout na janela do seu quarto para ficar mais escuro, desligue a TV (ou sequer tenha um aparelho no quarto), rádio ou qualquer outro aparelho que possa interferir no seu sono. 

Esqueça o seu celular na hora de ir para a cama

Essa é outra dica fundamental para dar adeus à ansiedade na hora de dormir. Quando for para a cama, procure não levar o seu celular com você. Deixe-o em outro quarto ou desligado e só pense nele quando acordar no outro dia. 

A grande questão é que o celular acaba estimulando nosso cérebro, deixando-o em estado de alerta, ao invés de relaxá-lo. Se você ficar mexendo no celular antes de dormir e com o quarto escuro, vai ser muito mais difícil pegar no sono, o que é um prato cheio para a ansiedade. 

Siga nossas dicas e fique livre da ansiedade na hora de dormir.